Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quinta-feira, 12 de abril de 2012

CAMPUS DA UFRB - SERÁ A MAIOR OBRA ESTATAL EM FEIRA DE SANTANA

Evandro J. Sampaio de Oliveira
Apresentação do projeto do campus na CDL de Feira.
Trancrevemos abaixo materia do jornal "FOLHA DO ESTADO", edição11.04.2012, com o título "UFRB NÃO TEM LOCAL PARA INSTALAR O CAMPUS EM FEIRA".

A Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) vai se instalar em Feira de Santana. Ontem foi apresentado o projeto do campus, porém existe um grande impasse a ser resolvido: a instituição ainda não tem definido o local aonde será instalada a nova unidade. Por conta disso, ainda não há uma previsão de quando a UFRB estará em funcionamento em Feira.
Vários encontros para discutir a instalação na universidade foram realizados e algumas possibilidades sobre locais que poderiam servir para a construção do carnpus foram cogitados, sendo um deles a escola agro- técnica, no bairro Pedra Ferrada. Porém, ainda não há uma definição.
Apesar dessa situação, ontem foi apresentado o projeto do novo campus. Serão ofertados os cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Química, Engenharia de Petróleo e Gás, Mestrado em Planejamento e Gestão Energética, Mestrado em Energia e Sustentabilidade campus de Feira de Santana será o maior da unidade de ensino fora de Cruz das Almas e deverá funcionar em uma área de 100 hectares, que será doada pelo município. A instalação da unidade em território feirense é resultado de parceria entre os governos municipal, federal e estadual. O projeto está avaliado em R$ 20 milhões.
De acordo com Silvio Soglia vice-reitor da instituição, as atividades devem começar ainda em 2012, mas, para isso acontecer depende de várias contratações, tem que ter a área definida e, principalmente, a estrutura montada para dar início às atividades. Ele afirmou ainda que, inicialmente, 2.500 alunos serão beneficiados.
“Nós temos que ter muita cautela na escolha desse local. Já que, atualmente, o MEC (Ministério da Educação) dá diretrizes e orientações técnicas para a escolha desse local, nós temos que pensar na questão da infraestrutura energética, infraestrutura de comunicação, de acesso, o impacto de vizinhança que o campos pode ofertar. Estes são alguns critérios que têm que ser levados em consideração”, afirmou.
Ele conta ainda que o espaço onde será implantado o campus será muito bem pensado. “O poder público municipal e as pessoas dessa cidade
têm nos procurado para ofertar ou para indicar esses espaços. É importante que a gente pense que um campus pode se transformar futuramente em uma universidade, então, tem que ser uma coisa muito bem pensada”, ressaltou.
O secretário municipal de Educação, José Raimundo Azevedo, afirma que esse é um período importante para a cidade. “De qualquer modo, a implantação do campus será um embrião para uma futura universidade. Nós costumamos dizer que Feira tem dois períodos: o antes o depois da UEFS. Agora teremos outro marco importante, com a criação do campus da UFRB”, contou.
José Raimundo falou ainda em relação à participação do governo municipal para a implantação da UFRB. “Nós estamos dialogando com a Universidade Federal do Recôncavo e entidades de Feira de Santana e a prefeitura vai participar em tudo o que for possível, até porque este é o desejo do prefeito Tarcízio Pimenta”.
Nós achamos que a sociedade feirense, por meio de seus instrumentos: Câmara de Vereadores, Deputados representantes da região, Executivo Municipal, mídia, Clubes de Serviço (Maçonaria, Rotary e outros), não deram a devida importância ao projeto. Esta obra, se concretizada é mais importante do que qualquer industria, dará mais emprego, carreará mais recursos para a região, elevará o nível técnico e cultural etc.
Será que a dificuldade de encontrar o local, não tem haver com a falta de PDDE, tão insistentemente requisitado pelo "Pensar Feira"?
Este Blog postou matéria sobre o assunto no dia 21.08.2011.

Um comentário:

  1. Tudo que seja para o desenvolvimento, amplitude e conhecimentos úteis a Deus, devemos usar para que possamos enriquecer a obra de Deus, com profundos conhecimentos de ambos os lados... Mesmo porque nem só do que é bom se compõe todo esse nosso Universo.

    manoel messias santos o pensador

    ResponderExcluir

Filme do Santanopolis dos anos 60