Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 8 de abril de 2012

ANTÔNIO CARLOS SAMPAIO MARQUES


Carlos Marques - 1924-2005

Nasceu em Feira de Santana, no dia 12 de fevereiro 1924. Filho de Manoel Marques e Raulinda Sampaio Marques.
Iniciou a sua vida escolar em várias escolas particulares, incluindo a da Prof’. Célida Soares da Rocha. Cursou Magistério na Escola Normal de Feira de Santana, em 1939.
Em 1941, já trabalhava com o seu pai, na firma revendedora de máquinas Singer. Foi convidado juntamente com outros colega a participar do Torneio Interestadual de Basquetebol, concorrendo à Taça “Urbano Pedral Sampaio”, disputado no Colégio Normal da Bahia, em Salvador, em novembro de 1941, sagrando-se campeão pelo referido Torneio. De volta à Feira, foi homenageado, com e seus companheiros de equipe, pela Escola Normal de Feira de Santana, quando desfilou pelas ruas da cidade, em carro aberto tendo à frente a Banda Marcial desta escola.
Em 1945, ingressou no Aeroclube de Feira de Santana, conseguindo o brevê de Piloto Civil, tomando-se apto à carreira piloto da FAB. Neste mesmo período fez o curso de Contabi1idade na Escola de Comércio do Ginásio Santanópolis, concluindo em 1947.
Em 1948, Carlos candidatou-se a vereador pelo PTB, quando lutou em defesa da Constituição e pela solução dos grave problemas desta cidade.
Em 1950, casou-se com Julieta Oliveira, com a qual teve sete filhos: Cláudia. Olivia, Carlos Filho, Márcia, Virgínia, Jader e Flávia.
Carlos Marques conheceu muitos países, viajando com sua esposa. para a Europa por várias vezes.
Na década de 70, instalou a segunda maior galeria comercial da cidade, a Carmac, que até hoje a família administra.
Foi sócio-fundador do Sindicato dos Produtores Rurais, onde foi homenageado com uma placa em 1958; do Lyons Clube de Feira de Santana, em 1 977, participou de uma Convenção desse Clube de serviços, na Europa, em 1978; do Feira Tênis Clube e do Campo Cajueiro; da Sociedade Filarmônica 25 de Março.
Sócio-fundador do Clube de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana, em 1977, recebendo o título “Ao Lojista de Sempre”, em fevereiro de 1983.
Compositor de marchas carnavalescas, dotes herdados de seu avô, Tertuliano Sampaio, musicista. Participou de várias comissões organizadoras da Micareta, sendo ainda presidente.
Incentivador incansável dos movimentos teatrais que surgiram na cidade. Foi um dos produtores do filme “O Grito da Terra” do cineasta Olney São Paulo, baseado no romance de Ciro Leite.
Era um desportista fanático. Fundou o Bahia de Feira e foi Conselheiro Deliberativo do Fluminense de Feira e dirigente da LFD (Liga Feirense de Desportos). Acompanhou a Seleção Brasileira na Copa do Mundo, em 1966, na Inglaterra.
Acometido de uma enfermidade cardíaca e submetendo-se a uma intervenção cirúrgica, a aplicação anestésica deixou seqüelas, danificando seu cérebro, paralisando-o.
Faleceu no dia 19 de abril de 2005, depois de uma longa enfermidade, deixando viúva, sete filhos, dezoito netos e uma bisneta.
Fonte: "Inquilinos da Casa da Cidadania" - Oliveira, Lélia Vitor Fernandes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60