Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 18 de março de 2012

O MAIOR DESASTRE AÉREO, OCORRIDO EM FEIRA DE SANTANA, EM TODOS OS TEMPOS

Evandro J. Sampaio de Oliveira
Áureo de Oliveira Filho tinha criado o Aéreo Clube tendo conseguido com Assis Chateaubriand a doação do primeiro avião, foto abaixo.  Na biografia escrita por Fernando Morais, CHATÔ - O REI DO BRASIL , conta que Chateaubriand, chantageava os empresários para que estes fizessem as doações, tirava fotos dos doadores com o nome deles gravado na carlinga do avião,  saia nas suas revistas. Depois mandava apagar o nome e colocava outro do novo doador, com isto recebia três vezes o valor dos aviões e na realidade só tinha custo de um.
Era um “Teco Teco”, monomotor com dois lugares. Avião de treinamento com comando duplo, o instrutor no banco de traz e o aluno na frente. Posteriormente a Aeronáutica colocou um aparelho mais moderno de asa baixa e Áureo trouxe uma mulher, “Helena aviadora” como era conhecida, para também ser instrutora. Ela ficava no “Teco Teco” e o Capitão Renato no outro, mais complexo. Eu era fã de Helena, ela ficava lá em casa, muita amiga de minha irmã Lúcia, por coincidência posteriormente foram colegas na Faculdade de Direito, UFBA em Salvador. Apesar de acharem formidável uma mulher pilotar avião, nenhuma feirense fez o curso para obter o Brevê, certificado de autorização para pilotagem.
Mas, voltemos para o grande desastre. Alguém gritou: “O AVIÃO CAIU NA CHÁCARA DE DOUTOR PEDRO AMÉRICO”.
Na época Feira de Santana tinha 5% da população de hoje, cerca de trinta e tantos mil habitantes. Alguns calculam que mais de dez mil correram para o local do desastre. O avião ficou pendurado em uma jaqueira.
O instrutor, Capitão Renato, tinha entregue ao aluno José Torres Ferreira, “Zé Pititinga”, o comando do aparelho. Primeira aula de pilotagem, a mais segura, Zé fez uma barbeiragem, o aparelho desgovernado despencou ficando enroscado na árvore.  Felizmente alem de pequenas escoriações e danos no avião não houve grandes perdas, se não tivesse caído na Chácara de Doutor Pedro Américo.
Doutor Pedro Américo de Brito, médico, Santanopolitano, professor de Ciências Físicas e Biológicas, tinha uma paixão pelo seu sítio, ficava nas imediações onde hoje tem o Terminal Rodoviário. Uma das suas agruras era quando garotos entravam na propriedade para roubar as frutas do pomar. Imagine quando contaram que milhares de pessoas invadiram seu sítio para ver o avião pendurado na árvore. Dizem que Pedro Américo foi bater no Hospital D. Pedro. O certo é que o povo depois de verificar não haver vítimas a lamentar, aproveitou e antecipou a colheita da safra, na chácara. Seguramente a grande vítima do episódio foi o Doutor Pedro Américo de Brito.
Quase não consigo que Marinita me desse esta foto, fui brincar dizendo: “Olhe Marinita inaugurando o 14BIS”.  

2 comentários:

  1. È muinto bom poder cohecer esse casos antios que aconteceram em nossa cidade.Muinto engraçada mesmo.Contado do Dr.PedroAmérico.kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Tenho saudades do colegio santanopolis, minha irmã estudou la e eu muito pequena ainda achava lindo quando ela se arrumava toda pra ir pra educação fisíca! e o uniforme do estagio lindo!! bege com vinho.queria tanto ter ir a uma festa que teve, mas ela não melevou!!fiquei triste e inciumada poque ela levou minha prima, ela tinha roupa nova e bonita e eu nao.chorei muiitooo mas com o pássar do tempo entendir o poque dela não ter me levado. E quanto a chacara de Dr Pedro Americo foi muito engraçado e me faz lembra Dona Didi, minha mãe que passava por essas situações la em nossa chacara, costumamos dizer que quem é difeira na quela época e não colheu frutas no pomar de Dona didi não teve infancia!!saudades

    ResponderExcluir

Filme do Santanopolis dos anos 60