Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 30 de março de 2012

EDELVITO CAMPELO D’ARAÚJO

Baiano de Ubaíra, cidade do centro-sul do Estado, Edelvito Campelo d’Araújo, diplomado pela Faculdade de Direito da Bahia, mudou-se para Santa Catarina na década de 30. Exerceu as funções de Promotor Público em Chapecó e Curitibanos  e ocupou outros  cargos públicos.  No governo de Nereu de Oliveira Ramos (Nereu foi governador do Estado, presidente do Senado e da Câmara dos Deputados, presidente da República, ministro da justiça e ministro da educação), Edelvito, além de servir como Delegado Especial, assumiu a diretoria da Penitenciária  Pedra Grande,  onde desenvolveu trabalho pioneiro que mereceu estudo das doutoras Fernanda Rabelo e Sandra Caponi (Hist. cienc. saúde-Manguinhos, vol. 14, nº. 4 – Rio de Janeiro – 2.007 – “O gabinete do doutor Edelvito Campelo d’Araújo: Pedra Grande como espaço de construção de um saber”).
Na época assumiam grande importância os estudos das ciências criminais, apontados como esperança de conter a criminalidade e recuperar os delinquentes para a vida social. As prisões brasileiras pouco se diferençavam das existentes nos tempos do Império. “Araújo – afirmam as doutoras Fernanda e Sandra - estudou minuciosamente a figura do detento, desde as  principais doenças que atingem a população carcerária até os hábitos e as motivações dos penitenciários, chegando á particularidade de estudar o crime por semana, por dia, por hora, além de averiguar as possíveis relações e criar categorias inesperadas, comparando a frequência do delito em relação a estado civil, idade, sexo e raça do indivíduo.
“Edelvito Campelo d’Araújo provém dessa ‘nova classe’ de homens letrados, jurista baiano, nascido em 24 de janeiro de 1904, com um pensamento muito influenciado pela Escola Positivista de Direito, seu objetivo na Penitenciária Pedra Grande é disciplinar para fazer ciência, ou vice-versa”.
Adiante esclarecem:“Os resultados de suas pesquisas foram publicados numa espécie de edição comemorativa dos dez anos de funcionamento da Penitenciária, em 1940, que foi oferecida às maiores autoridades do país. Edelvito era homem de excelentes ralações políticas e sociais no âmbito regional e federal, a ponto de o presidente Getúlio Vargas ter comparecido, também em 1940, à inauguração de um dos pavilhões da Pedra Grande”.
Em 1944 Edelvito instalou escritório de advocacia nesta cidade, especializando-se em Direito Imobiliário, principalmente em questões de posse e domínio. Feira ainda se debatia na reforma agrária e urbana, espontânea, que se consolidou algum tempo depois, gerando muitos conflitos.  Secretário da Prefeitura, foi prefeito substituindo João Barbosa de Carvalho, vereador pelo PSD e presidente da Câmara. Procurador do Município, em 1964 presidiu comissão de funcionários municipais encarregada de abrir o cofre da Prefeitura após o afastamento do prefeito Francisco Pinto, do que se lavrou ata, que Edelvito firmou, com os demais, em que foram arrolados todos os interessantes papeis encontrados no referido cofre.  A ata nunca foi levada a público, mas ainda existe. É documento histórico de subido relevo.
Edelvito Campelo, em 1965, foi eleito presidente da Associação dos Advogados de Feira. Em 1972, com a criação da sub-seção local da OAB, assumiu as funções de presidente do órgão.
Após sua morte, em 1977, a viúva, D. Lourdes Araújo, doou à OAB local, então presidida por Antonio Navarro Silva, o acervo jurídico do renomado jurista, composto de  livros e revistas especializadas, que no decorrer do tempo desapareceram, como outras, também doadas. Mudam os tempos. Alguns papeis, entretanto, ficam.


Hugo Navarro da Silva - Santanopolitano, foi aluno e professor do Colégio Santanópolis. Advogado, jornalista escreve para o "Jornal Folha do Norte". Gentilmente, a nosso pedido, envia semanalmente a matéria produzida


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60