Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

terça-feira, 13 de março de 2012

ENTREVISTA COM MARIDÉLIA JALLES COHIM MOREIRA

Blog - Maridélia Jalles foi uma aluna notável do Colégio Santanópolis. Como existia dificuldade para entrevista presencial, optamos por fazê-la pela internet. Mandamos e-mail e ela respondeu da mesma forma eletrônica.
Maridélia - Evandro muito grata pela admiração que me tem, contudo sou e sempre fui, uma pessoa muito responsável com tudo que realizo em minha vida buscando dar de mim o melhor em tudo que realizo.
 Blog - Seu nome completo de solteira e de casada.
Maridélia - Quando solteira meu nome era Maridélia Fernandes Patrício Jalles. Casada em 10.11.1962, passei a me chamar Maridélia Jalles Cohim Moreira
Blog - qual a época e os cursos em que estudou no Santanópolis?
Maridélia - Todos os cursos oferecidos na minha época eu cursei. Entrei no Colégio Santanópolis em 1947, após prestar exame de admissão. Concluí o ginásio e cursei a seguir os cursos Científico e o Técnico em Contabilidade (à noite), enquanto na Escola Normal Rural de Feira de Santana, também fazia o Curso Normal tendo concluído os três cursos em 1954.
Blog - Você foi a primeira médica psiquiatra da Bahia; a única aluna do Santanópolis que fez parte da equipe cultural do Santanópolis nas olimpíadas estadual de Contabilidade, por sinal campeão; a única mulher que participou do jornal “O CORUJA”, publicação dos alunos do Santanópolis; a única mulher médica do CIRETRAN de Feira de Santana; era sempre um desafio o pioneirismo feminino comprovando a igualdade dos colegas contemporâneos sexos em uma época que era raro esta atitude?
Maridélia - Sim. Sou a primeira psiquiatra da Bahia. Iniciei meus estudos de Psiquiatria quando cursava o segundo ano de medicina, entrando para o Hospital Juliano Moreira, que na época funcionava no solar de Castro Alves localizado no Acupe de Brotas. Ah! Evandro, por dois anos seguidos ganhamos esta olimpíada. Foi maravilhoso.
Blog - Algum caso interessante quando estudante?
Maridélia - Olha Evandro o sui gênere na minha vida de estudante foi Dr. Alberto Sampaio que jurou me reprovar em química, só porque eu cursava 03 cursos  e por isto, não poderia passar em química já que eu sonhava estudar medicina. Foi uma guerra. E eu que tinha com ele 03 matérias ( física, química e merceologia (no curso de contabilidade à noite) .... Pense. Mas, graças a Deus sequer uma segunda época fiz. Passava em direto em todos os cursos.
Blog - Compare a educação da época com a de hoje.
Maridélia - Não há termo de comparação no meu modo de ver. Nós saíamos da escola FORMADOS. Hoje os alunos saem informados quando não deformados.  Em nossa época éramos instruídos e educados. Hoje, como vive nossa juventude ? Quando por acaso um de nós investiu contra um colega e muito menos, contra nossos mestres?
Todos eram tratados por senhor e senhoras, e víamos neles o prolongamento dos nossos pais.
Blog - Perdeu contato com a maioria dos colegas contemporâneos do Santanópolis? E aqueles que ainda têm noticias? Cite alguns.
Maridélia - Sim porém ainda guardo amigos como Marisa Azevedo, Denise Caribé, dentre outros.
Blog - Que achou do “II ENCONTRO DOS SANTANOPOLITANOS”?
Maridélia - Foi maravilhoso! Por que não repetí-lo?
Blog - Costuma ver o Blog do Santanópolis, www.ginasiosantanopolis.blogspot.com?
Maridélia - Tenho um vida muito cheia de trabalho por isto o vejo raramente

2 comentários:

  1. Seria possivel conseguir o e-mail de contato da Dra. Maridélia?

    ResponderExcluir
  2. Dra. Maridelia é uma Profissional de excelência. Competente, acolhedora, experiente...extremamente conhecedora da mente humana, na minha opinião é exata nos diagnósticos complexos.

    ResponderExcluir

Filme do Santanopolis dos anos 60