Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

FALECIMENTO DE ITARACY AZEVEDO PEDRA BRANCA


ITARACY AZEVEDO PEDRA BRANCA (1961 a 1971)
Nasceu em Feira de Santana, no dia 02 de agosto de 1935. Filho de Ângelo Pedra Branca e Maria Azevedo Pedra Branca.
Foi alfabetizado por seus pais e sua primeira professora foi Antonieta Boaventura. Estudou também no Asilo de N. Sª. de Lourdes, quando foi liberado para alunos do sexo masculino. Concluiu o primário na Escola Anexa à Escola Nornal, com a estimada Helena Assis. Fez o ginásio e o Curso Técnico em Contabilidde no Colégio Santanópolis.
Iniciou a carreira profissional como locutor no auto-falante de Dudinha que tinha o nome de SPR Constelação (Serviço de Publicidade Regional) e a Voz do Norte, que cobria parte da cidade até a Praçá da Matriz. Este trabalho foi um passo para ser chamado para Rádio Sociedade de Feira de Santana.
Em 1951quando inaugurava a Rádio Cultura, passou cerca de 5 anos, como locutor, terminando como diretor-gerente, no de Oscar Marques.
Experimentou uma nova vida, quando se tornou viajante comercial, em que rodou a Bahia inteira, como representante de laboratório, depois negociou com tecidos.
No final da década de 50, estabeleceu por conta própria um escritório de representação e tornou-se comercíante, na Rua Sales Barbosa, com atacado de miudezas e confecções.
A convite do deputado Oscar Marques, candidatou-se vereador e elegeu-se. No governo de Newton Falcão assumia nandato de vereador, na vaga de Dr. Roque Aras (1972).
Na gestão de Dr. José Falcão foi convidado para ocupar a Secretaria Extraordinária do Turismo, depois foi criada a Secretaria de Turismo e permaneceu todo o período de governo (l972 a 1976).
Na segunda gestão de Dr. José Falcão, que foi de 6 anos novamente assumiu a Secretaria de Turismo, Recreação e Cultura, onde realizou l0 Micaretas, como também teve o privilégio de Organizar a programação do l. Centenário de Feira de Santana, em 1973, o Cinqüentenário da Micareta e o Cinqüentenário do Pe. Ovídio de São Boaventura.
Na 3ª gestão de Dr. José Falcão foi Diretor de Cultura, sendo que administrou o Museu de Arte Contemporânea, até sua morte e início do governo de Clailton Mascarenhas.
Em 1977, submeteu-se a vestibular no Curso de Direito diplomando-se em 08 de dezembro de 1982, na Faculdade Católica do Salvador.
Retornou a Feira de Santana, entrou nas lides forenses, mas n
este período Dr. José Falcão elegeu-se Deputado Federai e o convidou para assessorá-lo, em Brasília, permaneceu lá por um curto período de tempo.
Em 1991, foi nomeado Diretor Geral do CIS (Centro Industrial do Subaé), permanecendo até 1997.
Voltou à profissão e foi nomeado no dia 09 de dezembro pelo Tribunal da Justiça para Conciliador do Juizado Especial de Apoio no SAC, onde permanece até o dia de hoje.
Divide o tempo com o juizado e no Escritório de Causas Cíveis e Comerciais.
Exerceu o cargo de presidente da Sociedade Filarmônica Vitória durante 7 anos; Conselheiro do Fluminense e do Bahia de Feira; Secretário da AFAS.


Fonte: Lélia Vitor Fernandes de Oliveira, “INQUILINOS DA CASA DA CIDADANIA”

3 comentários:

  1. Acho q a biografia de Lélia tem um engano, neste tempo o Ginásio Padre Ouvido,ñ aceitava alunos do sexo masculino.
    Itaracy foi meu colega de sala no Santanóplis.

    ResponderExcluir
  2. Trabalhamos juntos pelas três gestões do Governo de José Falcão. Aos familiares os meus sinceros sentimentos. Itaracy, que Deus lhe receba em seu reino, lhe dando a paz eterna!

    ResponderExcluir
  3. Agradeço Em nome de nossa Família, as homenagens e a lembrança, além do relato da vida de Um homem que sempre sonhou fazer da sua vida a Vida dedicada à Feira de Santana !
    Obrigado de coração !

    Itajay Pedra Branca Junior.
    Sobrinho de Dr. Itaracy.

    ResponderExcluir

Filme do Santanopolis dos anos 60