Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 29 de janeiro de 2012

TELEVISÃO: O BRADO RETUMBANTE

Evandro J. Sampaio de Oliveira
Com uma produção de ótima qualidade, a Globo lançou a série política virtual, em que um deputado é alçado à presidência da República do Brasil, em razão de acidente aéreo do Presidente e Vice eleitos, caso impossível, a segurança não permite que presidente e vice viagem juntos, mas desculpável no enredo. O que chama atenção são as coincidências do virtual com a história real, subliminar? Encontramos vários casos que abaixo relatamos:
1) na série – O deputado Paulo Ventura (ator: Domingos Montagner) é eleito presidente da câmara. Sua maior “qualidade” era ser novato, portanto manobrável.
Realidade - Severino, aquele acusado de tomar propina do restaurante da assembléia, é eleito também Presidente pela mesma “qualidade”;
2) na série - O tio do Presidente Paulo Ventura, chama-se Benjamin com o apelido de Bejo, (ator: Otávio Augusto). Faz-se passar por orientador de Paulo: “Paulo não faz nada que não me consulte”, para mostrar influência que não tinha, arrancando dinheiro dos empresários.
Realidade - Getúlio Vargas tinha um irmão chamado Benjamin D. Vargas com o apelido de Bejo, e era chefe da segurança no desastrado episódio da Rua Toneleiros, que culminou o suicídio de Vargas, foi processado acusado de favorecimento pessoal.
3) a eleição de Floriano Pedreira (ator: José Wilker) inimigo de Paulo Ventura na Presidência da Câmara, com voto secreto, decidido antecipadamente em votação das lideranças.
Realidade - Várias votações que contrariam a população, antecipadamente são decididas pelos lideres, tornando a votação do plenário secreta, no sentido de não identificar os deputados contrários ao público
4) na série – Paulo Ventura tem o primeiro problema internacional, quando militares da Bolívia, ligados ao narcotráfico, invadem o território brasileiro matando dois soldados.
Realidade - A invasão da Petrobrás na Bolívia, pelo seu Presidente Evo Morales, com intuito de nacionalizar a Empresa Brasileira, foi o primeiro problema internacional no governo Lula; 
5) na série - Montagem de dossiê com deposito no Uruguai, incrível, usando um doleiro na armação, tentativa de implicar o Presidente Paulo em corrupção, com objetivo de Impeachment.
Realidade – Houve acusação de depósito no Uruguai usando doleiro para implicar políticos, posteriormente descoberto a trama;
6) na série – Paulo se entrega a bebida, por ter sido traído pela esposa Antonia (atriz: Maria Fernanda), que se apaixona por um argentino.
Realidade – Vários emeios colocam o Presidente Lula como chegado à cachaça, inclusive Jornal americano publicou fotos com Lula, induzindo estar bebum. Não pela razão do Paulo, infidelidade da esposa, mas grande casal do PT Marta Suplicy abandona o marido, Eduardo Suplicy, Senador, para viver com um argentino;
7) na série – O presidente Paulo tem uma filha viciada em remédios, drogas;
Realidade – a Globo levou seis anos vasculhando a vida de Leonel Brizola, seu desafeto. Não encontrando rastro de corrupção, flagrou sua filha Neuzinha Brizola comprando maconha para uso;
Por fim, no final da novela pode-se intuir a intenção da emissora de TV, colocando duas vertentes:
Identificando Paulo como Lula: diferente do típico político brasileiro, popular, altos índices de aceitação pelo público, comportamento inadequado para um presidente (na visão tradicional) e futurologia, quando recua na palavra de que não será mais candidato.
Identificando como Aécio: Jovem tipo físico semelhante do ator Domingos, também com altos índices de aceitação pelo público mineiro, conquistador feminino.
E não esqueçam a batida frase: “qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60