Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

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sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

CARICATURAS MPB - I

Antonio Edson, Santanopolitano.

Enviou Geniais caricaturas MPB de Ulisses Araújo, com a identificação. O Blog colocou fotos correlatas.
Como sabemos a caricatura não é um retrato e sim o autor capita traços marcantes da figura. 



Caricatura de Lupicínio Rodrigues


    Lupi, como era chamado desde pequeno, compôs marchinhas de carnaval e sambas-canção, músicas que expressam muito sentimento, principalmente a melancolia por um amor perdido. Foi o inventor do termo dor-de-cotovelo, que se refere à prática de quem crava os cotovelos em um balcão ou mesa de bar, pede um uísque duplo, e chora pela perda da pessoa amada.     Constantemente abandonado pelas mulheres, Lupicínio buscou em sua própria vida a inspiração para suas canções, onde a traição e o amor andavam sempre juntos. 

Foto de Lupicínio Rodrigues

    Lupicínio nunca morou fora de Porto     Alegre e nem se afastava da cidade por períodos muito prolongados. Ao longo de toda a sua vida, o período de tempo mais longo em que ficou fora da cidade foi de apenas um mês, em seu período de férias relativo ao ano de 1939, para conhecer o ambiente musical carioca.

  Boêmio, foi proprietário de diversos bares, churrascarias e restaurantes com música. Wikipédia

Caricatura de Pixinguinha


Pixinguinha era filho do músico Alfredo da Rocha Vianna, funcionário dos correios, flautista e que possuía uma grande coleção de partituras de choros antigos. Aprendeu música em casa, fazendo parte de uma família com vários irmãos músicos, entre eles o China (Otávio Vianna). Foi ele quem obteve o primeiro emprego para o garoto, que começou a atuar em 1912 em cabarés da Lapa e depois substituiu o flautista titular na orquestra da sala de projeção do Cine Rio Branco. Nos anos seguintes continuou atuando em salas de cinema, ranchos carnavalescos, casas noturnas e no teatro revista.

Foto de Pixinguinha

Pixinguinha integrou o famoso grupo Caxangá, com Donga e João Pernambuco. A partir deste grupo, foi formado o conjunto Oito Batutas, muito ativo a partir de 1919. Na década de 1930 foi contratado como arranjador pela gravadora RCA Victor, criando arranjos celebrizados na voz de cantores como Francisco Alves ou Mário Reis. No fim da década foi substituído na função por Radamés Gnattali. Na década de 1940 passou a integrar o regional de Benedito Lacerda, passando a tocar o saxofone tenor. Algumas de suas principais obras foram registradas em parceria com o líder do conjunto, mas hoje se sabe que Benedito Lacerda não era o compositor, mas pagava pelas parcerias. Wikipédia

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