Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

POLÍTICA EM FEIRA ANTIGAMENTE

O importante nesta entrevista, foi a união de todos os partidos em volta do objetivo de colocar um feirense para representar nossa cidade na futura constituinte.
Em maio de 1933 elegeu-se deputado à Assembléia Nacional Constituinte pelo seu estado, na legenda do PSD, assumindo o seu mandato em novembro do mesmo ano. Participou dos trabalhos constituintes e, após a promulgação da Constituição...

A Feira e sua Política
Uma entrevista opportuna
Subordinada a este título, “O Itaberaba”, da cidade do mesmo nome, sob a direcção criteriosa de nosso operoso confrade Roque Fagundes, publicou a seguinte entrevista que lhe concedera nosso digno patrício sr. Dr. Áureo Filho, membro do diretório local do P.S.D., quando de sua recente estada naquela florescente urbe sertaneja.
Inseriu o hebdomadário itaberabense em sua edição de 15 do cadente:
Em visita a pessoas de sua Exma. Família, nesta cidade, aqui se encontra há dias o Dr. Áureo de Oliveira Filho, residente na sua cidade natal, Feira de Sant’Anna, onde exerce com proficiência a sua elevada profissão de Dentista na direção de um gabinete de primeira ordem.
Moço inteligente de uma educação esmerada, s. sa. velho amigo deste jornal interessado em manter o intercambio político-social dos nossos sertões, o inquirimos a cerca da política da bela cidade onde nasceu e onde dispõe de prestígio e justas sympathias.
Acquiescendo à nossa solicitação começou a s. sa.:
- O Sr. Interventor Capm. Juracy Magalhães com o senso político que o caracteriza como um dos melhores interventores do Brasil, e haja vista a victória que acaba que acaba de obter no último pleito com a eleição de 20 candidatos à constituinte dos 22 apresentados pelo partido que ele chefia, teve por bem entregar os destinos políticos da minha terra aos continuadores da obra magnífica de Agostinho Fróes da Motta e Bernardino Bahia, porque não tem dúvida que Feira de Sant’Anna, talvez uma das mais lindas cidades do interior bahiano é o fructo do patriotismo o e da abnegação destes dois homens.
Edição de 22.07.1933
Representando a corrente Fróes da Motta o Dr. Eduardo Fróes da Motta e a corrente Bernardino Bahia, Arnold Silva.
O que representa a união destes dois próceres da política feirense, basta se verificar o resultado do pleito ultimamente alli realizado, pois tendo o diretório local garantido ao P.S.D. dois mil votos, demos dois mil cento e vinte e oito, numa demonstração insofismável da educação político-partidária dessa coesão, consequentemente a “blague” a que se referiu o “Diretório da Bahia” de 6 de Maio, de modo geral, não atingiu ao nosso município que fez exactamente o contrário, dando mais que promettera.
Secundando a forte acção política do Dr. Eduardo Fróes da Motta e Arnold Silva, temos a figura sympathica e inconfundível do Dr. Elpídio Nova, o actual Prefeito, que, por seu espírito da inteligência, cultura e concórdia vem administrando num ambiente de paz e prosperidade.
- Que nos diz sobre a candidatura do Sr. Arnold Silva, que alliás foi aqui bem recebida?
- Aqui, como em toda parte onde o conhecem, não podia deixar de ser aplaudida a sua candidatura.
Arnold Silva engana muita gente ou melhor muita gente se engana com ele. Portador de um acultura invulgar e de uma inteligência pouco comum, Arnold Silva oculta estas credenciais com que qualquer outro alardiaria para fazer jus a todos os cargos que se apresentassem, sob sua modéstia sem par.
E depois meu amigo, a Constituição de 91 deu-nos uma experiência bem dolorosa. Sendo a melhor Constituição do mundo, feita por juristas puros, onde se destacava o grande gênio da nossa raça, Ruy Barbosa, e no entanto, sob essa Constituição magnífica foram praticados crimes inomináveis de que temos tido memória.
Qual o seu grande defeito e porque fracassou uma constituição deste jaez?
Porque faltou espírito legislativo e espírito de adaptação. Faltaram os conhecimentos regionais e por isso devemos ter mais fé na nova Constituinte, exatamente porque ella vae ser feita por homens que conhecem o seu meio, o seu ambiente.
Arnold Silva é um deles.
- Os jornaes comentam a probabilidade de sua sahida com a entrada de novos candidatos?
- Não creio. Mesmo porque o P.S.D. está na obrigação moral de tudo fazer para que isto não se verifique.
Caso isto venha suceder, ella seria apenas uma víctima da sua lealdade política, porquanto dos dois mil votos dados na Feira. À chapa do P.S.D. ele poderia ter tirado 500 para si e a probabilidade da sua não eleição desapareceria.
Não creio, meu amigo, ainda mais porque devemos ser optimistas um dos factores de vitória do Brasil.
E ao se despedir nos dando um exemplo de seu sadio optimismo:
Eu tenho uma fé inabalável no futuro grandioso da nossa terra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60