Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sábado, 15 de dezembro de 2018

PERFIL DE HONORATO MANOEL DO BOMFÍM FILHO


Nasceu em 07 de julho de 1986, em Salvador, filho de Honorato Manoel do Bomfím e Maria Jesuína do Bomfím.
Bacharel em Ciências e Letras pelo Ginásio Carneiro Ribeiro, em 1910; Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina e Farmácia da Bahia, em 1919. Ex-interno da Clínica de Criança, sob a direção do Dr. Martagão Gesteira, no Hospital Santa Isabel (1935).
Aportou em Feira de Santana, onde instalou uma Clínica médico-cirúrgica (partos e doenças de senhora), que atendia seus pacientes tanto na clínica como em domicílio.
Possuía o curso de Línguas: Português, Francês, Inglês, Latim e Grego (Escola Clássica), por isso era considerado um poliglota.
Ensinou Pedagogia, Psicologia, História Natural, História da Filosofia, História da Civilização, Sociologia, Ciências, Física e Química. Foi professor do Ginásio Santanópolis e da Escola Normal. Na sua época foi considerado o homem mais culto da cidade. Recebia elogios não só pela sua competência como pelo espírito humanitário.
Em 18 de dezembro de 1946 foi nomeado médico da Prefeitura, no governo de Dr. Carlos Valadares.
Nomeado pelo prefeito Aguinaldo Soares Boaventura, conforme Decreto n9 404/48, de 30 de setembro de 1948, para o cargo de Médico do Matadouro Municipal, Padrão P.
Foi diretor e médico clinico e cirúrgico do Hospital da Santa Casa de Misericórdia (1933-1939).
No governo do prefeito João Marinho Falcão foram criadas oito escolas municipais e uma delas recebeu o seu nome, mas hoje está extinta (abril de 1957).
Além de ser muito reconhecido como excelente médico, fo¡ bastante lembrado entre os intelectuais, enquanto poeta e cronista. Era jornalista escrevia no jornal "Folha do Norte", onde publicava suas poesias. Escreveu o livro de poesia, intitulado "Pedaços d'Alma", em 1926, uma coletânea de poemas, todos em forma de sonetos, notificando uma forte tendência ao parnasianismo[i]. O tema preferido era a religiosidade, o cotidiano e a natureza, veia de cronista e contista.
Dr. Honorato Manoel do Bomfim Filho, contando 62 anos de idade, faleceu em 04 de maio de 1949, ern Salvador, sendo sepultado no Cemitério das Quintas de Lázaro, deixando a viúva, Srª. Lucídia Soares Bomfim e os filhos: Oscar, José, Antônio, Iolanda, Denise, Artur e Honorato Soares Bomfim.
A Assembleia Legislativa do Estado aprovou moção de pesar pelo seu falecimento.
A enfermaria do Hospital D. Pedro de Alcântara recebeu o nome de Dr. Honorato Bonfim, na reunião da Mesa Diretiva, do dia14 de junho de 1953, como também seu nome batíza uma rua no bairro Brasília.
Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de “Anjos de cabeceiras”.





[i]  Postagem no Blgog Santanópolis

TERÇA-FEIRA, 23 DE OUTUBRO DE 2018

O ERUDITO E POETA - HONORATO




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60