Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

ACERBEBAÇÃO, ANTES, DURANTE E ATUAL DAS ELEIÇÕES DE 2018

Evandro J.S. Oliveira

No momento atual em que as vertentes políticas se engalfinham com "notícias falsas", interpretação de textos errados, por ignorância e maldades de radicais, seria interessante retroagir na história antiga para conhecer um grande Imperador:

 A atitude do imperador Asoka, da Índia, no século III a.C. Asoka governou um império repleto de miríades de religiões, seitas e gurus. Ele deu a si mesmo os títulos oficiais de "Amado dos Deuses” e "O que considera todos com afeição”. Por volta de 250 a.C., emitiu um edital imperial de tolerância o qual proclamava que:

Amado dos Deuses, o rei que considera todos com afeição, homenageia os ascetas e os chefes de todas as religiões... e honra valores que deveriam ser cultivados na essência de todas as religiões. Cultivo daquilo que é essencial pode ser feito de diferentes maneiras, mas todas elas têm sua raiz restrita ao discurso, isto é, não louvando a própria religião de alguém, ou condenado a religião de outra sem bom motivo... Todo aquele que louva sua própria religião, devido a uma excessiva, e condena outras com o pensamento “Que eu glorifique minha própria religião” só prejudica sua própria religião. Portanto o contato entre religiões é bom. Devem-se ouvir e respeitar as doutrinas professadas por outros. Amado dos Deuses, o rei que considera todos com afeição, deseja que todos sejam bem instruídos nas boas nas boas doutrinas de outras religiões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60