Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 31 de março de 2017

ANOS DOURADOS DÉCADAS DE 60 E 70 - I

Cironaldo
Souza
Santos
Santanopolitano
Jornalista
A explosão musical do século

Os Beatles encantou o mundo com
seu estilo romântico de cantar
O inconfundível Roberto Carlos
em plena forma continua s nos
encantar com estilo de
suas interpretações
Rolling Stones sacudiu a plateia
mundial com o jeito alucinante de
seus shows
Com a explosão musical na segunda metade da década de 50, com o surgimento nos Estados Unidos do Rock Roll e o fenômeno Elvis Presley se apresentando na televisão americana, em 1956, com seu estilo revolucionário, o mundo todo aderiu e passou a cantar e dançar acompanhando a moda americana, ganhando projeções quase que incontroláveis na década seguinte. Nos anos 60, batizado como "ANOS DOURADOS", baseado na transformação profunda no meio musical e artístico da época, provocada pelo mito Elvis Presley, novas estrelas e conjuntos musicais se destacavam a cada novo momento: Beatles, Rolling Stones, entre outros, a nível internacional.
Elvis Presley, provocou a grande
explosão musical do século, com
voz inconfudível e  a irreverencia
de suas apresentações.
No Brasil, a Bossa Nova, com Tom Jobim, Vinícius de Moraes e o baiano, João Gilberto, estava no auge. Surgia Roberto Carlos e a Jovem Guarda, ganhando fôlego num ritmo a toda velocidade, com o País inteiro passando a cantar com as novas estrelas do mundo musical brasileiro que encantavam a população. Em seguida, veio a Tropicália, o movimento encabeçado por Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Os meninos "Trogloditas" de Feira, com suas apresentações
davam o tom da transformação musical do século.
A Bahia passava a ocupar um espaço de destaque  no cenário musical brasileiro com Gal Costa, Maria Betânia e Novos Baianos. Enquanto isso, Rauzito e Seus Panteras agitavam as noites de Salvador, até estourar na carreira solo como o incomparável Raul Seixas.
Os "Leopardos"  juntamente com os
"Trogloditas", encantaram a sociedade
feirense nos anos 60 devido a qualidade
e o romantismo presentes em seus show.
Acompanhando a moda, em Feira de Santana, surgiram os artistas da terra, com a sociedade local cantando e dançando com os conjuntos: "Trogloditas" (Naron, Marcelo, Ruy, Zé Madorna e Wilson Simonal) e os "Leopardos" (Edson, Caguto, Zé Trindade, Arlindo, Dito e Zé Carlos) com seus ritmos alucinantes. E, ainda, os "Divinais" (Dida, Missinho e Geraldo Paco Paco), estilo romântico, imitando em alto nível o conjunto carioca "Trio Irakitan", sucesso absoluto na época, muito lembrado até os dias atuais. Na década de 60, a sociedade feirense, a exemplo das demais sociedades brasileiras e do mundo num modo geral, conviveram longos "ANOS DOURADOS", período que reinava a confraternização, o amor e a mais pura alegria, uma curtição que até os dias de hoje a turma relembra momentos nostálgicos proporcionado pelo mundo musical da época deixando marcas profundas nos saudosistas de plantão.
"Os Divinais imitavam divinamente
Trio Irakitan
Na mesma década, o Feira Tênis Clube (O Aristocrático), era o centro das atrações, quer seja nos movimentos sociais, como nas atividades esportivas (futebol de salão, basquete, vôlei, tênis de mesa, tênis de campo, natação, entre outros), com o FTC se destacando na prática do esporte amador em nossa cidade, ganhando projeção a nível estadual logo após à inauguração do Ginásio de Esportes Péricles Valadares (1962), referência na época.

Trio Irakitan
Através do Feira Tênis Clube, Feira de Santana conseguiu atrair as atenções do mundo esportivo, artístico e social de todo o Estado, em particular, dos clubes da capital: Associação Atlética, Baiano de Tênis, Clube Português, Itapagipe entre outros, todos no auge da glória. Além de outros estados da federação, ao ponto de concluirmos que Feira de Santana também viveu os anos dourados na prática do esporte amador incluindo, também, a passagem pelo futebol profissional.

Esta matéria foi publicada no "Metropolitano", edição nº 25 como encarte do "Jornal Folha do Estado", edição 31-03-2017. 

Um comentário:

  1. Ola amigo. Procuro o compacto em vinil da banda Trogloditas, se vc souber quem tenha poderia me indicar? Sou o Fábio, meu whats 75 981181155

    ResponderExcluir

Filme do Santanopolis dos anos 60