Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quinta-feira, 16 de março de 2017

A ARTE ANTIGA E ATUAL - SUA VIOLÊNCIA

Evandro J.S. Oliveira
consciente de sua tragédia
Édipo fura os próprios olhos
Conversas, jornalistas, radialistas, zaps/zaps, revoltados com novelas e filmes com conteúdo enfocando crimes, misérias, maldades, adultérios... “Por isto é que o mundo está como tá, os exemplos ensinam as misérias”, indignados no íntimo clamam por censura, para o bem da moral e dos costumes, antigamente não tinha esta depravação, a cantilena vai por aí a fora.
O que se sabe, antigamente era muito pior, a começar pela Sodoma e Gomorra, que Ele destruiu citado em gênesis 19 Sodoma e Gomorra são, de acordo com a Bíblia judaica, duas cidades que teriam sido destruídas por Deus com fogo e enxofre descido do céu. Segundo o relato bíblico, as cidades e os seus habitantes foram destruídas por Deus devido a prática de atos imorais. ...ainda a história de Caim e Abel, irmãos, é narrada no livro de Gênesis. Este teria sido o primeiro homicídio e fratricídio.
Bobo da Corte
Os antigos só criavam estórias trágicas, os clássicos épicos falam, de forma espetacular, com metáforas, barbaridades sexuais, violências absurdas. A tragédia clássica deve cumprir, ainda segundo Aristóteles, três condições: possuir personagens de elevada condição (heróisreis, deuses), ser contada em linguagem elevada e digna e ter um final triste, com a destruição ou loucura de um ou vários personagens sacrificados ex. à peça "Édipo Rei", o personagem matou seu pai sem sabê-lo, e casou com sua própria mãe. Se lidos ao pé da letra os escritos, os representados atualmente, contos, peças teatrais, filmes, novelas etc. como se fala hoje, podem ser adotadas para noviças de convento.
Antigamente não existia a comicidade, até rastreando a Grécia antiga, a pantomima (teatro gestual), era uma forma de contar as tragédias. Na idade média a inquisição proibiu qualquer forma de teatro, inclusive proclamando os palhaços circenses como divulgadores do Diabo, já que o riso é coisa demoníaca. O ápice da pantomima é da época do cinema mudo e o mais popular desta arte foi sem dúvida Charles Chaplin.
Pantomima
O que mais se aproximava dos espetáculos de humor era os malabaristas, e bufões da corte - O bobo da corte. Declamava poesias, dançava, tocava algum instrumento. De maneira geral era inteligente, atrevido e sagaz. Dizia o que o povo gostaria de dizer ao rei e zombava da corte. Com ironia mostrava as duas faces da realidade, expondo as ambições do rei. Em geral, era um indivíduo de grotesca figura - corcunda ou anão. Mas não existia o teatro cômico, nem romances.
Com o surgimento da imprensa, iniciou a democratização arte, antes só ínfima parte da população tinha acesso à cultura. No fim do século XVII na França, “siècle de Luiz XIV”, o Rei Sol, surgiram os primeiros romances, combatidos como arte menor, pelos então eruditos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60