Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

ÁGUA NO SEMIÁRIDO - I

Evandro J.S. de Oliveira
Quem sempre viveu no semiárido, possui síndrome da seca, ainda mais se tiver propriedade rural e ou morou em ambiente seco.
Passei a maior parte de minhas férias em Itaberaba, na cidade e na fazenda de meus avós.
Nas residências das casas de pessoas com posses, havia grandes reservatórios, de 50 a 100 mil litros, que capitavam águas das chuvas.
Coisa que me marcou, era quando minha Vó, chamava nós os meninos, mostrava uma bandejinha onde ficavam vários copos e moringas de metal, ela pegava restos das águas dos copos, colocava em outro copo e dava o carão, “veja o desperdício” e jogava a água fora, numa casa onde havia uma fartura de comida e sempre com muita sobra, que destinavam para a criação de porcos, conclusão: água era um bem mais escasso que alimentos.
Carregando água
em Jarras
Conta a lenda, havia pendencia jurídica em que um cidadão questionava ter a igreja avançada em seu terreno. O advogado da igreja argumentou que a igreja era de Nossa Senhora, portanto o causídico estava processando a mãe de Deus, por essa razão é que Itaberaba era tão seco.
Em entrevista, de bela modelo da Etiópia, o repórter perguntou o que mais chamou a atenção dela, quando veio para os EUA, “o desperdício de água dos americanos, nós tomávamos banho de um jarro d’água com no máximo 10 litros, aqui abrem o chuveiro e deixa a torneira aberta por até uma hora”.
Fazendeiro quando encontra um colega faz a seguinte saudação, “como vai...e a saúde. Na fazenda está chovendo?”
Carroça com barril
de 200 litros
Recentemente houve estiagem no centro oeste do Brasil, os reservatórios chegaram a um ponto crítico, principalmente em São Paulo, as televisões fizeram um escarcéu, cerca de trinta por cento dos noticiários era sobre esta “calamidade”, durante dias. Mas os observadores nordestinos estranhavam quando diziam já ter dias faltando água NAS TORNEIRAS, estão acostumados a terem 24 horas de água do sistema, ninguém tem reservatório a não ser para elevar nos altos prédios. Era gente comprando bobonas de plástico, reservando em panelas etc.
Em conversas entre pequenos proprietários rurais, discutiu-se qual foi o maior benefício do Governo Federal nestes últimos dez anos, chegou-se a um empate entre o programa “Luz para todos”, eletrificando milhões de propriedades rurais ou um milhão de cisternas fornecidas no Nordeste para os pequenos produtores.
Neste capítulo veremos a histórias do acesso a água pelas propriedades urbanas.
Várias cidades de nossa região tinham água de origem de barreiros, transportadas em animais, carroças ou carregadas por pessoas.
Em Feira há um “lençol freático”, muito abundante, n
Catavento da Prefeitura
Feira de Santana
era na praça
Bernardino Bahia


as residências cavavam cisternas retiravam o líquido com bombas manuais, engenhos e posteriormente com bombas elétricas. Mas nem todas as regiões da cidade, a água era boa para beber, então se comprava, normalmente vinha em jegues e burros. Quatro carotes (barris de 25 litros), era a carga de 100 litros de cada animal.

Um pernambucano, José Campos, comprou uma chácara, defronte onde hoje é “O Ponto de Zequinha”, por causa da qualidade da água, inovou construindo o caminhão pipa, vendendo água na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60