Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

HOSPITAL DA SANTA CASA E D. PEDRO II

Evandro J.S. Oliveira
Recebi telefonema do Professor Joselito Falcão Amorim complementando a postagem do dia 21 deste mês “PRAÇA DA MATRIZ E RUA DIREITA”, em relação a doação do palácio à Santa Casa da Misericórdia, para o primeiro hospital de Feira de Santana:
Não foi o primeiro hospital, já existia o da Santa Casa em um pequeno prédio na praça Padre Ovídio;
D. Pedro II, não fez doação, só contribuiu com 2 contos de réis, a sociedade feirense já tinha arrecadado mais de 20 contos.
O proprietário do palacete. João Pedreira, foi Intendente (Prefeito) de Feira de Santana, vendeu por preço muito barato.
Santa Casa de Misericórdia – Na praça Carlos Bahia, que é contígua à praça Padre Ovídio. Foi construído em 1850 para ser residência do coronel João Pedreira. Em 4 de abril de 1884 foi vendido por 25 contos de reis à Santa Casa de Misericórdia para ser instalado, por cerca de 70 anos, o Hospital Dom Pedro de Alcântara. Com a saída do hospital para a Kalilândia, o prédio foi transformado em quartel da Polícia Militar. Depois, funcionou como “Palácio do Menor”, da Associação de Proteção à Infância. Hoje, pertence ao Serviço Social do Comércio (Sesc) que vai restaurar o prédio. http://www.feiradesantana.ba.gov.br/turismoportaldosertao/patrimonio.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60