O professor Novaes escreve neste Blog há certo tempo - ao lado tem gadjet, Novaes, com todos seus artigos - a maior parte das postagens é contestação sobre a teoria de Euler. Muitos leitores escrevem sem usar a área dos comentários, talvez por não saberem postar, mandam por e-mail para o administrador do blog, oevandro@uol.com.br. Resolvi blogá-los, aqui vai o primeiro.
Caro prof. Novaes,
É inútil tentar convencê-lo. Se a prova vier de um matemático, o senhor dirá que o candidato não aceita seu raciocínio crítico. Se a prova vier de alguém que não é matemático, como eu, o senhor provavelmente dirá que o candidato não é qualificado o suficiente.
Ainda assim, posso dizer que, se o número de Euler fosse igual a 1, toda a teoria de circuitos de corrente alternada (toda, todinha) estaria errada. De fato, toda essa teoria é baseada no conceito de fasor (que foi introduzida por engenheiros, não por matemáticos, http://en.wikipedia.org/wiki/Phasor). Se tivéssemos e=1, funções trigonométricas que na verdade são variáveis no tempo seriam constantes. E não se trata de algo abstrato, que "habita somente" a cabeça dos matemáticos. A teoria de circuitos de corrente alternada, monofásica ou trifásica, é comprovada todos os dias, na geração, na transmissão, na distribuição e no consumo de energia elétrica.Abraços,
Prof. Alvaro Augusto
http://www.daelt.ct.utfpr.edu.br
UTFPR/DAELT
Nenhum comentário:
Postar um comentário