Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sábado, 2 de maio de 2015

OS ASTRÓLOGOS E O CANDOMBLÉ 2

Para quem acredita em astrologia, não é o meu caso, a analogia entre os astrólogos e zeladores de santo do candomblé. 

Touro - 21/04 a 20/05
Iemanjá - 01 a 30/04
Oxumaré - 
  01 a 31/05

Os taurinos são criaturas resistentes capazes de construirem patrimônio e solidificar um futuro tranquilo e seguro. São voltados para a realidade concreta e para os prazeres da boa mesa. 
Enquanto os filhos de lemanjá tendem a ser voluntariosos, ‘Oxumaré é o arquétipo das pessoas que desejam ser ricas e são pacientes e perseverantes com o sucesso; tornam-se orgulhosas pomposas, e gostam de demonstrar sua riqueza” (FONSECA JUNIOR, 1995, p. 117). Comportamentos ambivalentes, paradoxais e algo dialéticos, fazem parte do seu cotidiano; “uma tendência à duplicidade pode ser atribuída à androginia de seu orixá. São pessoas muito generosas. Muitas vezes vestem-se com pouca discrição e não combinam muito bem as cores” (FONSECA JUNIOR, l995,p. 117).
Os taurinos convivem com lemanjá apenas um decanato e dois com Oxumaré, logo, as características desse segundo orixá se mostram, portanto, mais presentes.
É muito comum que tenham, por meta, a construção de um mundo material de onde possam contribuir, física e existencialmente, para uma melhor qualidade vida de terceiros.

Fonte: Senna, Ronaldo, "Feira dos Encantados" pg. 88/89
 Editora da UEFS.
O professor, doutor, Ronaldo de Salles Senna é Antropólogo, marca sua trajetória na Universidade Estadual de Feira de Santana pelos estudos qualitativos sobre religiosidade popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60