Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

segunda-feira, 4 de maio de 2015

PERFIL DE NEWTON TAVARES CARNEIRO

Nasceu na Fazenda Boa Vista, no distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana, no dia 12 de dezembro de 1930.
Filho de José Tavares Carneiro e Enedina Moraes Carneiro. Estudou na Escola João Florêncio, como todo menino daquela época, pois a escola só recebia alunos do sexo masculino. Os primeiros anos do ginásio fez no 
Colégio Santanópolis, transferindo-se para Salvador, onde estudou no Colégio dos Maristas, sob regime de internato, mas não concluiu, preferiu vir para a fazenda trabalhar. 
No distrito de Jaguara, cultivou plantações de cereais (milho, feijão, mandioca, etc) criou animais para engorda (porco, galinha, boi). Foi adquirindo gado e tornou-se um dos pecuaristas mais promissores da região, na Fazenda Roça da Serra.
Ingressou na política, no ano de 1954, quando Dr. João Durval candidatou-se a vereador, adquirindo votos para a sua campanha, pois eram amigos de infância e vizinhos.
Em
1958, recebeu o convite dos amigos, Dr. Augusto Matias e Dr. Renato Santos Silva para se candidatar a vereador, mas ele não aceitou, porque não queria concorrer com outros amigos vereadores.
Em 1958, na gestão do Sr. Arnold Ferreira da Silva foi nomeado administrador do distrito de Maria Quitéria, onde fez seu colégio eleitoral.
Em 1962, candidatou-se a vereador sendo eleito, exerceu, posteriormente 4 mandatos para servir ao povo que o elegera, a fim de representá-lo na Câmara de Vereadores e em 1977 abandonou a carreira pública e foi cuidar dos seus negócios, que estava praticamente abandonado.
No exercício do cargo, teve indicações voltadas para a educação, criando escolas, oferecendo bolsas escolares a estudantes de baixa renda, ofertas a entidades filantrópicas e religiosas. Tinha o coração voltado para a beneficência, internando doentes no Hospital D. Pedro de Alcântara e encetou uma campanha para angariar recursos, para fazer um leilão em prol da Igreja de Maria Quitéria, do que conseguiu 65 garrotes. Recebeu como retomo, o reconhecimento da Câmara, tendo o seu nome gravado num dos prédios, no distrito de Maria Quitéria.
Recebeu a Comenda Maria Quitéria, da Câmara de Vereadores
–  

Casou-se com a Sra. Auristela Guimarães Carneiro e teve dois filhos: Luís Augusto Guimarães Carneiro (funcionário da Secretaria da Fazenda) e Maria Emília Guimarães Carneiro (bibliotecária).
Hoje está aposentado, mas na ativa, lidando na fazenda com a criação de gado.
Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de “Inquilinos da Casa da Cidadania”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60