Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 31 de maio de 2015

PERFIL DE EDELVIRA D'OLIVEIRA - "PROFESSORA CATUCA"

Nasceu em 29 de dezembro de 1900, filha de Áureo Olímpio de Oliveira e Catarina Picharra de Oliveira. Formou-se em Magistério pela Escola Normal dos Perdões, em Salvador.
Professora "Catuca", como era conhecida, lecionou em várias cidades do interior. Em Feira de Santana dirigiu a Escola João Florêncio, foi Delegada Escolar e Diretora do Colégio Santanópolis, sendo reconhecida pelas gerações feirense, como uma das mais competentes conhecedoras da língua portuguesa. Em sala de aula era respeitada por sua austeridade e domínio de classe. Não permitia a seus alunos o "falar vulgar" , o uso de gírias e modismos da época. Era oradora oficial em formaturas, e eventos cívicos e sociais da cidade, além de colaborar com Jornais da cidade escrevendo artigos e editoriais.

Era irmã dos grandes educadores feirenses: Dr. Áureo de Oliveira Filho e Hermengarda Oliveira, com os quais ajudou a fundar o Colégio Santanópolis, primeiro estabelecimento de ensino de Nível Médio do interior do Estado e um dos mais conceituados do Estado da Bahia.
A Profa. Ana Angélica arrancou aplausos ao citar uma crônica da Professora Edelvira, denominada EXORTAÇÃO, na qual ela se refere à juventude e que, apesar de escrita em 1944, apresenta-se atualizada, inclusive para o momento que estamos vivendo no Brasil. Trechos como: "Levanta-te, Juventude, e faze alguma coisa digna e útil, tendo em mente não somente a ti, mas o bem geral que possa o teu ato produzir".

Mais adiante, ela escreve: "O Brasil do Futuro está confiado a ti, mocidade brasileira, sonhadora e abençoada. Levanta-te, pois, e, enaltecida pelo civismo, cumpre a tua missão!" ... "Levanta-te e luta, até que seja restabelecido o direito dos povos e a liberdade das nações".
Foi casada com o Sr. Armando Oliveira, grande comerciante e alfaiate da cidade, proprietário da "Casa Armando", alfaitaria, Deste casamento nasceram cinco filhos: Ana Maria d'Oliveira (Mestra Professora de Línguas), Geraldo Antonio d'Oliveira (Médico), Ângela Maria d'Oliveira (Bióloga), Maria José d'Oliveira (Advogada) e Gustavo Geraldo d'Oliveira (Comerciante).
Faleceu em 23 de dezembro de 1962.
Fonte: Professora Ana Angélica - Academia Feirense de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60