Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 24 de maio de 2015

AS RAZÕES DA DISSIDÊNCIA NA FESTA DA FORMATURA

Evandro J.S. Oliveira
A Doutora Sandra Nívea, em sua tese de doutorado sobre o Colégio Santanópolis, registrou uma dissidência entre alunos quanto à comemoração da formatura no Feira Tênis Clube, em 1950, publicamos no Blog no dia 21 deste mês (ler abaixo). Mas não encontrou as razões alegadas pelo formando Wilson, só o seu desligamento da festa, resolvi discorrer sobre o motivo de tal revolta.
Em janeiro de 1947 houve um acontecimento inicialmente sem muita relevância, que no entanto se transformou em sério conflito, envolvendo pessoas da sociedade, importantes políticos locais: Antônio Oliveira Mattos (Tide Mattos), Álvaro Barbosa, Hugo Schimdt e os irmãos Welington Cerqueira Carneiro (Etinho), Wilson Cerqueira Carneiro (Issinho) e Waldomiro Cerqueira Carneiro (Mirinho).
O episódio aconteceu na Praça Bernardino Bahia, Álvaro acompanhado de Etinho, vinha tarde da noite do Clube 25 de Março, quando viu Tide Matos dando uma surra em Hugo, Tide era um atleta professor de Educação Física, Álvaro tentou apartar mas Tide não obedeceu, então Álvaro sacou o revólver e obrigando cessar a luta. Tide ficou furioso ameaçando Álvaro pela intervenção. Álvaro e Tide eram amigos, brigões e famosos atiradores, só andavam armados.
Tide Mattos
Cessado o conflito, Hugo foi para casa, era bem perto na Av. Senhor dos Passos, Tide morava onde hoje é a casa comercial “Esquina”, defronte do Tênis, Álvaro na mesma rua mais abaixo. Os três foram andando na mesma direção, Tide na frente, Álvaro e Etinho atrás, nas imediações de cine “Iris”, Tide volveu o corpo com arma em punho atirando duas vezes em Álvaro, atingindo de raspão no braço esquerdo e no coração, Álvaro ainda conseguiu reagir deflagrando um tiro a esmo. A felicidade de Álvaro foi o tiro endereçado ao coração atingir uma cigarreira de metal, que se usava na época para guardar cigarros, desviando a bala – se não fumasse tinha morrido-.
O caso virou um conflito político entre os dois partidos adversários, na época. Tide Mattos era PSD, foi até vereador, e Álvaro Barbosa um Udenista ferrenho.  Álvaro abriu processo contra Tide e a UDN contratou o mais famoso advogado da Bahia, o mesmo fez o PSD.
Antônio Oliveira Mattos foi condenado, mas conseguiu ir para Recife onde tinha parentes, não sei como se deu esta parte, tenho conhecimento, sem comprovação, que o Governador do Estado da Bahia de então Carlos Valadares, feirense do PSD, teve alguma influência.
Mirinho
Tide debitou a sua condenação a Welington Cerqueira Carneiro, Etinho, arguindo ser ele funcionário da “Casa OK”, loja de propriedade de Álvaro, ter distorcido os fatos, como tetemunha. Tide ainda ameaçou Etinho.
Martiniano Carneiro, tomou duas medidas fundamentais; a primeira foi mandar Etinho para morar no Rio de Janeiro, trabalhar na Bloch Editora, Etinho nunca mais voltou a morar em Feira de Santana, constituiu família e faleceu lá no Rio. A outra medida fundamental, foi comprar caixas de balas, pintar uma figura de homem no muro do fundo da residência e orientar os outros três filhos mais velhos: Wilson, Waldomiro e Washington (Tonton), a treinar tiro – este episódio final fui testemunha, tinha uns doze anos e lembro Martiniano com aquela voz tonitruante teatralmente dizia “ali está Tide, apontando para a figura desenhada, ele vira para vocês e acena olá, vocês bum, bum, bum, atira até acabar as balas”.
Wilson (Issinho)
Tide foi um dos idealizadores do Feira Tênis Clube, como esportista construiu a primeira quadra de esportes do  clube juntamente com Ideval Alves e Nilton Falcão. Os três faziam parte da Diretoria do Clube em 1950, Nilton Presidente, Ideval Tesoureiro e Tide Diretor de esportes, quando do episódio da formatura, citada na matéria de Sandra Nívea, daí o motivo da revolta de Wilson com os colegas, para não entrar nas dependências do Clube.
A cisão entre a família Carneiro durou décadas, muitos anos depois em uma festa no Feira Tênis Clube, Tide Mattos passou por Mirinho e disse uns desaforos, Mirinho chamou para ele ir lá fora e repetir o que disse, Tide foi mas disseram a Issinho e os três lutaram, até vir o povo da festa separar os lutadores na entrada do Clube.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60