Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

terça-feira, 10 de junho de 2014

PROCESSOS PSEUDO-REAIS

Carlos Pereira de Novaes
O que são processos pseudo-reais? São processos em que usamos mecanismos auxiliares que os transformam e nos dão uma visão aparente de suas naturezas, que não são verdadeiramente reais mas nos satisfazem e permitem que analisemos o objeto estudado.     
Por exemplo, hoje, para vermos um filme em três dimensões, nós precisamos de óculos especiais. Amanhã, quando forem desenvolvidos os processos holográficos, que já é outro processo, vocês o verão numa sala especial cheia de projetores imagens holográficas que se sobrepõem e são quase que perfeitas. O filme tem três dimensões? Não, elas são apenas um tipo de imagem pseudo-real, mas você ficará satisfeito. Isto é um processo pseudo-real. Ele parece real mas não é, como as imagens do telescópio ou do microscópio. Elas não são reais, são apenas imagens modificadas por um processo que nos dão a nítida impressão de uma realidade modificada.
Em matemática isto é possível? Sim, através de mecanismos que os leitores não conhecem bem. Vocês conhecem os mecanismos usados por um telescópio ou um microscópio de última geração? Você, se não for um especialista, vai dizer que não, mas se olhar em desses equipamentos, vai ver a imagem de um vírus perfeita, que é uma imagem pseudo-real.
O que são números pseudo-reais, são números produzidos por um mecanismo que o leitor desconhece, que, no entanto, são tão claros como os números reais, são exatos, mas não são reais, são pseudo-reais.
Por que as pessoas não entendem nossos processos pseudo-reais?
É por que as pessoas querem entendê-los com os óculos que usam para entender os processos tradicionais da matemática e, assim, elas não vão entender e só entenderão com o equipamento correto e muito estudo, que são as máquinas de cálculo modernas, como as Hp, e seus solvers, ou seja, os nossos números não são reais, são pseudo-reais. Não existe raízes de números negativos na álgebra tradicional mas na pseudo-real existe.
A álgebra pseudo-real é difícil? Não, é facílima, desde que você use o equipamento auxiliar, que é máquina de calcular e treino especifico. A álgebra que queremos mostrar, que é a álgebra pseudo-real facilitada, é simplérrima de se entender mas o leitor teria que dominar a linguagem que usamos, que é de solver, pois não dá para entendê-la sem uma Hp, do mesmo jeito que não tem sentido hoje se falar de uma tabuada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60