Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

segunda-feira, 2 de junho de 2014

PESQUISAS CONFUSAS

Hugo Navarro da Silva
Pesquisa realizada pelo IBOP das intenções de voto para o governo do Estado  da Bahia em parte não surpreendeu. A posição de Paulo Souto confirma esperada vantagem sobre os demais candidatos. Os analistas técnicos, diante dos resultados apresentados, tirarão as suas conclusões mas, para o leigo, em assunto, que não deixa de ser complicado, a pesquisa constatou dois fatos que despertaram desconfianças e incredulidade porque  fogem à compreensão  dos pouco versados nos meandros da política estadual e da Estatística.
É verdade que a campanha legalmente não começou e o panorama eleitoral certamente sofrerá a influência dos chamados “programas eleitorais gratuitos” da televisão, que substituem, em grande parte, os diversos meios de interação entre candidatos e povo, além de ocorrências outras,  muitas das quais de resultados imprevisíveis, como o pouco valor que os partidos têm na captação de preferências.
A presença do nome de Paulo Souto em primeiro lugar na predileção do povo não provocou espanto à classe política e aos partidos. Pesquisas anteriores, para uso privado, vêm demonstrando posição de liderança do ex-governador na preferência popular. A grande surpresa é a presença da postulante Lídice da Mata em segundo lugar, na frente do candidato do governo, fato que chega a provocar desconfianças. Nada credencia a candidata a merecer tamanhas atenções dos eleitores da Bahia, principalmente da parte daqueles que eram viventes à época em que Lídice chefiava o Executivo do Município de Salvador e conheceram os montes de lixo que entulhavam as ruas da Capital, com destaque, na sujeira e abandono, para a famosa Rua Chile. Um descalabro completo. Mas, ela é senadora eleita pelo povo bahiano,  dirão alguns, sem levar em conta que entre os “milagres” de Lula, com sua   catadupa de votos, e o seu agora  cambaleante prestígio,  coloca-se o de transformar o Senado Brasileiro,  em grande parte, em arquivo de imprestáveis. Os tempos são outros. O povo quer mudanças.  O reinado das Passadenas não pode perdurar. Atualmente a  maior produção brasileira não é de bens de consumo, mas a de bandidos e defuntos.
 Necessário lembrar, que na primeira eleição de Wagner, para governador, Paulo Souto ganharia, segundo pesquisas, folgadamente, sem segundo turno. A verdade, somente divulgada na abertura das urnas, era conhecida de poucos, inclusive de instituto de pesquisas desta cidade, impedido, por motivos legais, de publicar o resultado de seu trabalho. Houve mundéu, trapaça? Se houve podem estar a se repetir. Deram certo da primeira vez.   No final das contas, vivemos no Brasil...
Há outro mistério a desafiar a argúcia do povo, a grande vítima dos manobristas da politicagem. Enquanto o candidato  do governo aparece no terceiro lugar na preferência, a candidata presidente tem cinquenta por cento do eleitorado da Bahia, contrariando a tendência nacional, a de levar as eleições presidenciais a um segundo turno.

O fato é contraditório e incompreensível. Se o eleitorado não está satisfeito com a gestão estadual, que de alguma forma se encontra presente com suas andanças, promessas, algumas obras, propaganda intensa e pregoeiros faladores, motivos maiores teria para se colocar contra o governo da União, que vive de falácias, cercado de escândalos,  CPIs e mensaleiros  sem saber como se livrar das dificuldades que criou para o país.
Hugo Navarro da Silva - Santanopolitano, foi aluno e professor do Colégio Santanópolis. Advogado, jornalista escreve para o "Jornal Folha do Norte". Gentilmente, a nosso pedido, envia semanalmente a matéria produzida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60