Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 15 de junho de 2014

PERFIL DE IRMA CARIBÉ AMORIM

Nasceu em Feira de Santana, no dia 23 de março de 1934. Filha de Antônio Alves Caribé e Izalda Mota Lima Caribé.
Tem a formação em Odontologia, Contabilidade, Professora de Matemática, além de artista plástica, artesã, escritora e poetisa.
Exerceu o cargo de Professora de Matemática na Escola Normal, Colégio Estadual e Colégio Santanópolis, em Feira e Santana. Foi Coordenadora Pedagógica do Colégio João Durval Carneiro e da Escola Oliveira Brito. Implantou a Escolinha Saci-Pererê e a administrou entre 1963 a 1966.
Foi casada com o arquiteto, Amélio Amorim, com o qual não teve filhos, mas adotou uma menina, Jurema, que lhe deu três netos, pelo coração.
Foi diretora do Centro de Cultura Amélio Amorim (1986 a 1988); presidente da Casa da Amizade do Rotary Clube de Feira de Santana; Suplente de Conselheira de Cultura da Fundação Cultural de Feira de Santana; Sócia Fundadora da Associação Cristã Feminina; Sócia Fundadora do International Women’s Club de Feira de Santana; membro da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, onde exerceu a função de Vice-Presidente, membro da Academia de Cultura da Bahia e do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana.
Recebeu a Comenda Dival Pitombo, da Câmara Municipal de Feira de Santana, por seus serviços prestados à cultura feirense. 
Publicou os seguintes livros: Noite Clara (poemas); Um Solto no Outro (antologia) “.... e a Avenida Senhor dos Passo?”; Um Lenço Perfumado (Poemas de Outono). 
Tem poemas publicados em vários jornais da cidade. Faleceu vítima de um AVC hemorrágico, no dia 23 de novembro de 2010, deixando um vazio no coração dos familiares, amigos, alunos e confrades e a cultura feirense órfã, de uma das mais denodadas feirenses, guardiã das tradições desta cidade.
Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de “Mestras do bem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60