Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A LINGUAGEM DO CORPO

Hugo Navarro da Silva

Há uma vasta linguagem que o corpo humano pode expressar e vasta bibliografia sobre o assunto em que se destaca “O Corpo Fala” de Pierre Weil e Roland Tompakow. As línguas gestuais hoje se espalharam pelo mundo inteiro, sistematizadas e legalizadas para facilitar a comunicação de certos grupos de deficientes. Existe língua de libras supostamente universal, tentativa de unificação semelhante à do fracassado Esperanto, criado no século XIX, na Europa, pelo médico Zamenhof, que foi moda, neste país, com a edição de livros, matérias em jornais e até o Hino Nacional na pretendida universalização do entendimento humano, resultando em projeto de lei da autoria do senador Cristovam Buarque, para introduzi-lo no curriculum do ensino médio nacional, maluquice sem precedentes por sua flagrante inutilidade e desconchavo.

 O gesto pode ser simples, como o de sobrancelhas ou de olhos e o de fazer ruídos para aprovar, reprovar, aceitar ou repudiar. Já existiu gesto, o do muxoxo, que parece esquecido, para demonstrar pouco caso, desprezo, repúdio. O gesto, entretanto, pode ser complexo, envolvendo aspectos sociais e psicológicos. Disse Giovani Casanova, em suas “Memórias”, que para vencer em Roma o homem tinha que se transformar em camaleão, “capaz de refletir as cores da atmosfera que o circunda”. Foi o que fez César. Famoso e endeusado pelas guerras que lutou, à falta de conflitos armados organizava espetáculos de combates e até batalhas em lagos artificiais. A Roma do tempo de Casanova está replicada em muitas das localidades do mundo moderno. Uma francesa, Aurore Dupin, tinha vocação para as letras e grande ambição de ingressar no mundo literário. Largou o marido e instalou-se em Paris. Queria brilhar como escritora mas descobriu que mulher, na sua época (meados dos anos mil e oitocentos), sem dinheiro e sem marido não tinha como vencer. Vestiu-se de homem, tomou nome masculino, o de George Sand, publicou livros e ficou famosa fumando charutos e bebendo  em público. Foi gesto largo e complexo. Mais discreto andou Abraham Lincoln, que adotou gesto de idêntica eficácia. Lenhador do Illinois, na presidência dos Estados Unidos nunca deixou de ser o humilde homem do interior. Era hábil político.

A arte da política está muito mais ligada aos gestos do que se imagina. Nascido na Roma antiga, como saudação ou homenagem e símbolo de obediência, levantar o braço foi adotado  por Benito Mussolini, com o seu Fascismo. Era reviver  antigo costume romano e ligar a lembrança dos Césares ao novo ditador da nação italiana. Foi seguido por Hitler, que restaurou tradicional gesto teutônico dos tempos heroicos  de luta e  coragem, que Wagner expressou em algumas obras grandiosas  que o ditador alemão adorava porque se adequava a seus delírios de grandeza,  dominação e pureza da raça.

Em 1932, o escritor Plínio Salgado fundou a Ação Integralista Brasileira, cujos membros foram apelidados de “galinhas verdes”, movimento político  imitação do Partido Fascista italiano, cujo slogan principal era “Deus, pátria e família”. Seus membros usavam calças brancas, camisa verde e braçadeira com  a letra  grega sigma, que lembrava a suástica. Na saudação também levantavam o braço e  diziam “anauê, palavra de origem tupi que significa “você é meu irmão”. A Ação Integralista foi dissolvida pelo Estado Novo mas atraiu muitos adeptos entre intelectuais idiotas e idiotas de qualquer espécie. Em 1938 tentou golpe de estado com assalto ao palácio do Catete, no Rio de Janeiro, em um dos mais sombrios, sangrentos e vergonhosos episódios da historia pátria.

Donos do poder recentemente foram parar na cadeia por corrupção e outros delitos fazendo o gesto do Comunismo Internacional não apenas como desafio ao Judiciário, mas afirmação de que o reino da roubalheira, da baderna e da trapaça deve continuar.
 

Hugo Navarro da Silva - Santanopolitano, foi aluno e professor do Colégio Santanópolis. Advogado, jornalista escreve para o "Jornal Folha do Norte". Gentilmente, a nosso pedido, envia semanalmente a matéria produzida



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60