Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 27 de outubro de 2013

PERFIL DE JAKSON DO AMAURY



Nasceu em Almas, então distrito de Feira de Santana, atual município de Anguera, no dia 18 de fevereiro dc 1928.
Filho de Belmiro Sérgio e Olívia Bastos Sérgio, tendo como irmãos: Hudson do Amaury e Dílson do Amaury.
Efetuou seus primeiros estudos na Escola João Florêncio, em Feira de Santana. O ginásio, no Colégio Santanópolis e o colegial, no Colégio Estadual da Bahia, em Salvador.
Daí ingressou na Universidade Federal da Bahia, no curso de Medicina, tendo sido graduado, em 1953.
Atuou como médico clínico e cirurgião geral, tendo exercido a função de Diretor do Hospital D. Pedro de Alcântara e do Hospital São Cristóvão do DNER. Foi também Diretor médico do Fluminense de Feira.
Exerceu o mandato de vereador, por duas legislaturas, no período de 1963 a 1971, com expressivas votações, pelo PSD, mais tarde MDB hoje PMDB.
No governo do prefeito Francisco Pinto (1963-1964) ocupou durante este período a Secretaria Municipal de Saúde.
Dr. Jackson era homem de muita generosidade, principalmente para com as pessoas que vinham de comunidades rurais, procurá-lo para serem medicadas e a todos atendia com a maior atenção e eficiência sem lhes cobrar nenhum centavo pela consulta. Geralmente eram pessoas de baixa renda e como não tinham assistência médica nem pelo INSS ele atendia a todos.
Em decorrência de um lamentável acidente com um trator, em sua propriedade rural, veio a falecer, em 25 de outubro de 1974.
A praça em frente à Casa de Saúde Santana leva o seu nome, numa homenagem justa a este médico que tanto assistiu aos pacientes pobres dos hospitais públicos da cidade.

Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de “Inquilinos da Casa da Cidadania”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60