Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

MAIS CHUPA-CABRAS?

Carlos Pereira de Novaes


Bem, chupa–cabra, além de ser um animal exótico, é também o nome daquelas câmeras que se põem nos semáforos, para aumentar a arrecadação dos nossos órgãos governamentais, assoberbados com as despesas que cada vez se tornam maiores em nossos órgãos públicos.
            Uma outra grande utilidade é a criação de micro ambientes perfeitos ao uso de larápios e malfeitores, geralmente menores de idade e, portanto, bons corredores, que quando o seu freguês para no sinal, que é obrigatório, para ser assaltado, eles, com pouco esforço, pois nós não podemos nem nos defender, nos solicitam a ajuda, as colaborações inespontâneas, que temos que dar, ou seja, se avançarmos o sinal, seremos afanados pelo poder público, se não, seremos afanados pelos menores. Brilhante, não? Perfeito!
            Bem, já que os senhores já sabem o que é um chupa-cabra, que é este invento brilhante orwelista, vamos ao nosso comentário.            
            Vimos, um dia desses, que o poder público da cidade de Salvador, que nem sabemos qual é, vai adquirir mais trezentos chupa-cabras para a cidade e eu, que sou um morador eventual da cidade, que lá já não vou, exceto nos fins de semanas, justamente por causa do trânsito, pensei comigo: mas a gente já não pode nem andar de carro na cidade, por falta de espaço, agora nós vamos ter que agüentar mais trezentos chupa-cabras? Misericórdia! 
            Pois é, as autoridades dizem que isto é para “melhorar” o trânsito, mas perguntamos. Será que a gente vai agüentar este repuxo, toda esta “melhora”?
            Uma coisa é agüentar estes chupa-cabras opressores, que, atualmente, são oitenta, ma será que a gente agüenta 380? Daqui a pouco, vai ter empresa de meninos cobradores, meio parecida com as das estradas: cadê a grana?
            Agora me responda: como é que nós vamos andar lá por volta das oito horas da noite em Salvador, com estes postos de pedágios inespontâneos?
            Em Salvador, frequentemente, nós somos forçados a parar nas faixas e os tais chupa-cabras, cujo nome correto deveria ser chupa-nós, vão é acabar conosco, com tantas multas e obséquios e não me chamem de pessimista. 
            Ou seja, uma solução não para melhorar o trânsito, que seria um metrô, mas para nos aporrinhar mais ainda os cidadãos. Não seria melhor contratar estes meninos nos serviços de trânsito da cidade, ao invés de comprar chupa-cabras? Os tais meninos estudariam num turno e trabalhariam em outro e nós teríamos mais chances de escapar dos menores ou das multas dos “maiores”.
Mas não, no Brasil, os meninos não podem trabalhar e se não podem, é claro, vão é obsequiar nossas contribuições. Mas será que estas leis sobre os meninos não precisam mudar? Mas como um chupa-cabra melhora o trânsito? Não seria melhor o serviço de pessoas, que precisam deste trabalho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60