Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

BARRAGENS SUBTERRÂNEAS

Carlos Pereira de Novaes
Este professor de hidrologia é um estudioso de barragens subterrâneas, não um entendido, ate por que este tipo de barramento, que já é velho, é bem conhecido e utilizado, ainda.
Mas por que ele é velho? Chí..., ele vem lá dos tempos das cavernas.
O que é um lençol freático, estes usados desde os tempos do Egito, que é aquele buraco largo feito no chão, para extrair-se o precioso líquido?
É um corpo de água contido no solo, sobre as rochas que sustenta este solo e contida por um barramento natural normalmente também de rocha ou de um outro material impermeável qualquer, que impede a passagem da água que escoa no solo verticalmente e sobre as rochas, sob a ação da gravidade e por incrível que pareça, já no terceiro milênio depois de cristo, ainda são poucos conhecidos e estudados.
Quais são as suas utilidades? São inúmeras, basta ver que este será o nosso primeiro artigo sobre elas, pois não dá nem para enumerarem, algumas ainda nem cogitadas, devido a nossa ignorância sobre este tipos de barragens, pois o homem sempre se preocupou mais em sua história, foi com barragens superficiais, as mais comuns, as subterrâneas, nem se fala. 
Por exemplo, vamos abordar um assunto, interessantíssimo.
Vocês sabem por que o Nordeste semi-árido e as savanas na África têm floretas com pouquíssimas árvores, normalmente raquíticas e retorcidas?   
Bem, vocês me responderiam: é por causa do clima. É..., mas não é só isto. Vejam, as florestas só existem onde há um lençol freático com uma altura abaixo do solo compatível onde normalmente existe uma coisa chamada franja capilar, que é um fenômeno natural de ascensão das águas nos solos, pois as raízes gostam é de recolher a água em regiões sub-úmidas. Se você colocar as raízes em regiões saturadas, dentro da água do lençol, a árvore não gosta.    
No nordeste semi-árido os lençóis se situam profundos demais e assim, as plantas tem dificuldades de captarem estas águas e se desenvolverem.
Se você deixar cair uma semente de jaca ou de manga, no chão, aqui em Feira de Santana, daqui a pouco já tem uma mudinha nascendo. Em outros locais do interior, se você deixa esta semente cair, ela morre. Por quê? É por que aqui, em Feira, o lençol de água é quase aflorante, um chamariz para as sementes, que têm uma programação natural pronta para o seu crescimento.
Portanto, teoricamente, nós podemos mudar até o clima do nordeste e vitalizar as palavras de Antonio Conselheiro, que disse que o sertão iria virar o mar e estava certo, em parte, é claro. Como? Suspendendo um pouco mais os níveis de nossos lençóis naturais, cujas águas se perdem por infiltração para o mar, sem utilização nenhuma.  Como? Com barragens artificiais, se estudando as topografias dos solos é das rochas, vendo onde elas poderiam ser feitas, ou seja, estudando este tipo de barragem subterrânea, que hoje só é utilizada em pequenas utilizações e são feitas pela Embrapa, mas o seu horizonte é maior.   
Ou seja, teoricamente a natureza pode ser remodelada e isto faz parte de um livro que este professor tem sobre o assunto, Barragens subterrâneas, que faz uma abordagem maior sobre este tema. Leiam por favor. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60