Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

terça-feira, 9 de julho de 2013

PERFIL DE GERSON GOMES DA SILVA

Nasceu em Capela do Alto Alegre/Ba., no dia l8 de outubro de 1933.
Filho de Izidro Gomes da Silva e Maria da Pureza
Gomes. Muito cedo veio para Feira de Santana e construiu toda a sua trajetória nesta cidade. Estudou no Colégio Santanópolis e cursou o 2°. Grau no Curso de Magistério, no Instituto Educacional Gastão Guimarães, em 1969. Não seguiu a carreira do Magistério, mas gostou muito do período do estágio, pois já estava engrenado na política e não engajou neste barco.
Em 1960, já se interessava pelo trabalho filantrópico e com o Pr. Fileto Barreto e Pr. Antônio Limeira Neto criaram a Associação Feirense de Assistência a Mendigos.
Em 1964, quando o prefeito Francisco Pinto foi deposto, a Associação foi desativada e Pr. Josué Melo assumiu o movimento e fundou a AFAS (Associação Feirense de Assistência Social), com uma estrutura mais eficiente e ampliada.
Na campanha de
1958 e 1961, respectivamente, candidatou- se a vereador, mas não conseguiu o número de votos para se eleger. Desta data até 1970 afastou-se da política e foi convidado por Dr. José Falcão e Oscar Marques, para se candidatar, mas não aceitou o convite. Em 1972, foi candidato, sendo o segundo mais votado, pelo MDB, com 1344 votos. Na oportunidade fez a indicação de outorga de Título de Cidadania ao Pr. Mack Shults e ao Pr. Rodrigo Santana.
Em 1976, foi reeleito com 1470 votos, mas solicitou uma licença de quatro meses, para atender a interesses da Igreja, onde ele era membro. Ao regressar às atividades da Câmara, promoveu uma palestra proferida pelo Pr. Bernard Jonhson; introduziu no Plenário da Câmara a presença da Bíblia Sagrada; autor do Projeto de Lei que cria um Monumento à Bíblia, situado no
1º. Caminho, à direita da Rua PeIé e lª. à esquerda da Rua Rivelino, defronte ao C.S.U. (Centro Social Urbano).
Em 1979, foi eleito Deputado Estadual, com o apoio do povo de Deus, do que fez jus e no exercício do cargo desenvolveu trabalhos voltados para o interesse do público evangélico, como por exemplo, o Projeto de Lei que proibia o uso dc tabaco e bebidas alcoólicas nas repartições públicas; Projeto de Lei que permitia o acesso dos Ministros Evangélicos, em função rcligiosa, portando uma carteira, a hospitais, em que foi incorporada à Constituição Federal; indicação de introdução da Bíblia Sagrada, à mesa da Assembléia; enviou verbas para o Orfanato Evangélico, durante todo o mandato; Projeto de Lei que emancipou Capela do Alto Alegre, sua cidade natal.
Em 1981, foi candidato a prefeito de Feira de Santana, competindo com Dr. José Falcão, mas não logrou êxito.
Em 1986, foi convidado por Dr. João Durval Carneiro para ser assessor especial do seu gabinete. Em 1986, foi reeleito como Deputado Estadual, conquistando quase 19.000 votos, neste período foi membro da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembléia Legislativa.
Em 1993, exerceu o cargo de Coordenador Geral das regiões Administrativas, passando 4 anos no governo de Dr. João Durval e, quando Prof. José Raimundo assumiu a Prefeitura, ele o manteve no cargo.
E mcmbro da Igreja Assembléia de Deus, onde exerce a função de Diácono.
Afastou-se da vida pública.
Hoje está aposentado pela Assembléia Legislativa e alterna seus dias na fazenda e ao lado da sua esposa, a Sra.Zenaide Fernandes da Silva com quem teve oito filhos: Roosevelt, Anderson, Jefferson, Henriete, José Jackson, Gerson Filho, Graciette e Doryne Graciela.
Recebeu a Medalha Vereador Dival Figueredo Machado, no dia 01 de outubro de 2004, por ocasião do Dia Nacional do Vereador.



Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de “Inquilinos da Casa da Cidadania”.
 

Um comentário:

  1. Fui assistente do Dep. Gerson Gomes, na Assessoria Política no governo do Dr.João Durval. Meu nome é:Nelson Simas Cavalcanti. Atualmente residindo na Cidade de Ilhéus-Ba.

    ResponderExcluir

Filme do Santanopolis dos anos 60