Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

segunda-feira, 29 de julho de 2013

PERFIL DE JOSÉ RAIMUNDO PEREIRA DE AZEVÊDO



Nasceu no Hospital Português, em Salvador - Bahia, a 18 de abril de 1949. Filho de Osvaldo Cerqueira Azevedo e Auta Pereira de Azevedo. Iniciou sua vida escolar em Santo Estêvão, Bahia. Percorria, todos os dias, doze quilômetros, a pé, para chegar à escola, que distava seis quilômetros de sua residência. Veio para Feira de Santana em 1961, a fim de continuar os estudos. Fez exame de admissão, 1ª e 2ª séries no Colégio Santanópolis, transferindo-se para o Colégio Estadual onde concluio o ginásio, em 1964. Por influência da sua genitora e tias, experientes educadoras, seguiu o Magistério e formou-se em 1967, pelo Instituto de Educação Gastão Guimarães. Foi aprovado em Exames de Suficiência, realizados pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, em 1970. Licenciou-se em Ciências com Habilitação em Matemática, pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Participou do Curso de Administração Pública promovido pela Universidade de Miami, Estados Unidos, em 1982, e do Ciclo de Estudos de Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.
Iniciou a carreira docente na Escola São João Evangelista, lecionando no curso ginasial, quando ainda cursava o primeiro ano de Magistério. Em 1968, ingressou no Quadro do Magistério Estadual, com apenas 19 anos de idade, lecionando Matemática no Curso Pedagógico do Instituto de Educação Gastão Guimarães. Lecionou na Escola Técnica, no Colégio João Durval Carneiro e em várias escolas da rede particular.
Em 1970, aos 21 anos de idade, elegeu-se Vereador, sendo o mais votado do seu partido e o mais jovem da história de Feira de Santana. Foi reeleito em 1972.
Exerceu o cargo de Diretor Geral do Colégio Municipal de Santo Estêvão, de 1971 a 1973. Ocupou o cargo de Secretário de Educação de Feira de Santana por três vezes vezes, 1973-1976, 1993-1994 e 2011-2013, quando construiu várias escolas e o Ginásio de Esportes do Município. Implantou o Calendário Escolar para a zona rural, cujas férias coincidiam com o plantio e a colheita. Na sua últimaq gestão, informatizou todo o sistema municipal da Educação.
Em 1976, foi eleito Vice-Prefeito e, em 1982, assumiu o Governo Municipal. Oito meses à frente da administração, realizou diversas obras, dentre elas, o Teatro Municipal, a Câmara de Vereadores e as escolas Professora Marília Queiroz e Professora Alda Marques.
Em 1983, ocupou o cargo de Diretor de Educação do município de São Gonçalo dos Campos, quando foi implantado o Estatuto do Magistério, construída a Biblioteca Municipal e edificados vários prédios escolares.
Foi Assessor Parlamentar da Câmara Municipal por cinco anos consecutivos.
Em 1992, eleito, novamente, Vice-Prefeito e, no final de março de 1994, assumiu, pela segunda vez, o Governo Municipal.
No seu governo, priorizou a educação e a saúde. Como educador, objetivou uma política educacional voltada para a melhoria da qualidade a do ensino; implantou a prática construtivista na ação do ensino-aprendizagem; promoveu cursos de capacitação para professores, de pós-graduação para os supervisores, de qualidade total para os diretores e pessoal de apoio; criou o Plano de Cargos e Salários para o servidor municipal e o Núcleo de Informática no Colégio Municipal Joselito Amorim. Proporcionou transporte escolar para os alunos e professores da zona rural; construiu a Escola Professora Almira Pereira Lago e, em parceria como governo federal, o CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança); adquiriu o prédio onde funcionava a Escola Duque de Caxias, no CASEB, que era particuLar, e implantou a Escola Municipal Professora Maria José Dantas Carneiro. Ainda, entre outras obras, destaca-se a ampliação de leitos, a instalação da UTI neonatal e dos serviços de ultrassonografia no Hospital da Mulher; a elaboração do Projeto Centro; a pavimentação e drenagem pluvial de artérias do centro e de inúmeros bairros da cidade; construção e reforma de diversos postos de saúde; implantação do Museu de Arte Contemporânea.
No ano de 1999, foi Secretário Extraordinário de Relações Interinstitucionais e, mais tarde, Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, em Feira de Santana, quando realizou a mudança do espaço da Micareta para a venida Presidente Dutra e regulamentou a Lei Municipal de Incentivo Cultural e Esportivo (Pró-Cultura). Foi presidente da Sociedade Filarmônica Euterpe Feirense, do Conselho Deliberativo da Associação Desportiva Bahia de Feira, do Rotary Clube de Feira de Santana, da Fundação Comendador Jonathas Telies de Carvalho e Governador do Distrito 4390 do Rotary International, com atuação em três estados: Bahia, Alagoas e Sergipe.
É membro da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana. Foi agraciado com a Comenda Maria Quitéria e a Medalha Vereador Dival Figueredo Machado, outorgadas pela Câmara
Municipal de Feira de Santana. Recebeu, também, a Comenda Mercúrio, concedida pela Associação Comercial de Feira de Santana.
Em 2005, foi admitido na Ordem Municipal do Mérito de Feira de Santana, com a titularidade de Grande Comendador.
Participou da elaboração de vários projetos, dentre os quais:
1. Regimentos internos das Secretarias Municipais de Feira de Santana;
2. Estatuto, Sistema de Carreira e Previdência Social do Servidor Público Municipal de Feira de Santana;
3. Estrutura Organizacional da Prefeitura Municipal de Feira de Santana;
4. Estatuto do Magistério de diversos municípios do Estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60