Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

PERFIL DE CLAUDEMIRO CAMPOS SUZART

Claudemiro Campos Suzart

Nasceu em Feira de Santana, no dia 31 de janeiro de 1925.
Filho de José Pereira Suzart e Bertulina Campos Suzart.
Estudou no Colégio Santanópolis, onde concluiu o curso de Técnico em Contabilidade e Administração de Empresas.
Começou a trabalhar como balconista da Farmácia Santana. Associou-se ao Sr. Américo Tavares e instalaram a Farmácia Campos; extinta a sociedade tomou-se proprietário. Mais tarde desfez-se do negócio e se dedicou à política.
Na década de
50 ocupou o cargo de vereador, por dois anos, substituindo o vereador Hamilton Cobim, quando na época era presidente do PTB, sendo cognominado com o apelido de “Getulinho de Feira”, partido do então presidente da República, Getúlio Vargas. Neste período houve um fato importante foi a colocação do busto de Getúlio Vargas, na avenida que tem o seu nome.
Um dos seus projetos na Câmara foi a instituição da “Semana Inglesa”, que para ser aprovada usou os funcionários da sua firma comercial, criando a Associação Profissional dos Comerciários de Feira de Santana, que era um dos requisitos para a sua aprovação. Teve oportunidade de solicitar um apartamento no Hospital D. Pedro de Alcântara, ainda em construção, destinado às parturientes carentes da cidade.
Foi candidato a Deputado Estadual e também a prefeito de Feira de Santana, concorrendo com Eduardo Fróes da Mota e Arnold Silva, a chamada “campanha da pititinga contra os tubarões”, do que não logrou êxito em ambas.
Claudemiro Suzart foi um homem sempre preocupado com as causas sociais de Feira de Santana: foi o pioneiro na distribuição de leite em pó do FISI (Fundo Internacional de Serviço de Integração), chegando a oferecer 529 latas de leite, por semana, às familias carentes, cujo local de distribuição ficou conhecido como o “Beco do Leite”, situado na Rua Dr. Otto Shimidt.
Na gestão do prefeito João Marinho Falcão distribuiu gêneros alimentícios por intermédio da Associação Beneficente Getúlio Vargas, entidade por ele fundada, em 1958, tendo obtido a concessão de um local no Mercado Municipal, para a instalação de im posto de distribuição do SANDU, órgão que fornecia os alimentos.
De 1956 a 1958, como presidente da Liga Feirense de Esportes Terrestres, conseguiu realizar os campeonatos municipais de futebol que estavam atrasados há dois anos atrás. Neste período a Federação participou do Campeonato Intermunicipal de Futebol, cujo encerramento se deu em Santo Amaro da Purificação.
Uma das suas preocupações era a implantação de Associações Comunitárias, de moradores e entidades afins, que teve início desde 1958, até a morte.
Foi presidente da Federação das Associações de Moradores de Feira de Santana, e um dos fatores preponderantes foi a instalação dos Conselhos Municipais, como entidades descentralizadoras das políticas públicas de Feira de Santana.
Participou de vários Congressos e conferências intermunicipais e interestaduais em Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e outros estados, incluindo da ordem maçônica, a qual é membro.
Casou-se com a Profª. Luiza de Jesus Ferreira, com quem teve apenas uma filha, Claúdia Luiza Pereira Suzart e teve mais filhos: Cláudio Eduardo Oliveira Suzart e Luís Carlos Campos Suzart.
Desta forma Claudemiro Campos Suzart prestou um grande serviço à causa pública de Feira de Santana.
Faleceu no dia 31 de julho de 2006.



Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de. “Inquilinos da Casa da Cidadania”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60