Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 17 de fevereiro de 2013

PERFIL DE CLÓVIS RAMOS LIMA



Nasceu em Salvador, no dia 26 de junho de 1944. Filho de Targino Teixeira Lima e Helena Ramos Lima.
Cursou o 1° Grau no Educandário São Jerônimo e o 2° Grau no Colégio sjadua1 João Florêncio Gomes, diplomando-se em Direito pela ÚFBA, em l970, todos em Salvador. Antes mesmo de concluir o curso de Direito foi aprovado para o Banco do Brasil e veio servir em Feira de Santana, na carreira administrativa. Neste mesmo período ensinou no Colégio Santanópolis. No ano de sua formatura disputou a eleição para a Câmara de Vereadores e, como suplente assumiu em 1971, que nessa época, o vereador não recebia honorários, ocasião em que era, também Juiz Classista da Justiça do Trabalho.
No Banco do Brasil submeteu-se a concurso interno para o quadro de advogados, sendo mais tarde o Chefe do Núcleo Jurídico da Região de Feira de Santana.
Na vida política, foi Chefe de Gabinete do Prefeito José Falcão de 1973 a 1976.
Elegeu-se vereador eiu 1976, reelegendo-se no ano de 1982 a 1983. Uma de suas primeiras proposições foi a construção de um prédio escolar, no bairro do Parque Ipê, que mais tarde por indicação da comunidade recebeu o seu nome.
Foi o precursor, em Feira de Santana, da luta pela preservação da natureza, fundando o PRESERVA (Movimento de Preservação do Meio Ambiente).
Em agosto de 1987, ocupou a Chefia de Gabinete do SUDIC (Superintendência de Desenvolvimento da Indústria e Comércio), órgão da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo do Governo Estadual e passou também a ser integrante do COMDEMA (Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente).
Em janeiro de 1989, foi empossado como Chefe de Gabinete do prefeito Dr. Colbert Martins, exonerando-se, posteriormente, para ser Assessor Parlamentar da Câmara de Vereadores.
É sócio fundador da COHAFS (Cooperativa Habitacional de Feira de Santana), do Comitê de Defesa dos Direitos Hurnanos.
Integrou-se no trabalho comunitário da organização não governamental denominada MOC (Movimento de Organização Comunitária) da qual foi presidente.
Foi também Diretor Presidente do CEAPE (Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos do Estado da Bahia) sediada nesta cidade e Vice-presidente da FENAPE (Federação Nacional de Apoio aos Pequenos Empreendimentos) com sede em Brasília, além de Conselheiro do CEADE (Centro Ecumênico de Apoio ao Desenvolvimento), localizado em Salvador.
Recebeu Medalha Vereador Dival Machado no 05 de novembro de 2004.
Foi professor do Curso de Direito da UEFS. 

Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de. “Inquilinos da Casa da CidadaniA".

Um comentário:

Filme do Santanopolis dos anos 60