Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 17 de abril de 2022

O ESTOURO DA BOIADA

MOACIR COSTA CERQUEIRA


    Fui testemunha ocular deste fato que aconteceu em Feira de Santana por volta de 1961, no final de uma tarde ensolarada de segunda-feira, quando já se observava aquela natural e costumeira agitação de fim de feira livre. Os feirantes gritavam anunciando as últimas ofertas de seus produtos e aceitavam, àquela altura, qualquer preço, pelas sobras do dia. Era sempre uma boa chance para as pessoas mais modestas se abastecerem, na medida de suas posses. Outros já arrumavam suas coisas para ir embora como sempre acontecia em todos os dias da grande feira. Ainda havia muita gente se movimentando pela praça quando o fato ocorreu, surpreendentemente, assustador, dantesco.

      Cerca de duas dezenas de grandes e gordos bois mineiros invadem a praça da feira originários da Av. Getúlio Vargas, desgarrados de uma boiada que passava lá pelo Ponto Central e promovem um espetáculo de destruição, choques, quedas, escorregões, correria e quebra de barracas. Resto de frutas, legumes e verduras foram esparramados por toda parte. Os bois desequilibrados no calçamento escorregadio chocavam-se novamente adiante. As pessoas corriam para todos os lados gritando apavoradas. Os que assistiam na calçada gritavam e vaiavam a cada lance do espetáculo, e se divertiam até. Foi uma total devastação. O que restava da feira foi tudo destruído, esmagado.

           Todo espetáculo não durou mais de 30 minutos. Os bois passavam por cima de tudo. Só um ficou estendido no chão e foi sacrificado barbaramente, com instinto de vingança, talvez, por uma turma excitada e armada de machado, facas e paus.

           Uns três vaqueiros montados nos seus cavalos tentaram inutilmente controlar a situação, porém suas montarias também escorregavam e eles se estatelavam no calçamento. E os bois, os que conseguiram atravessar toda a praça, desceram desabalados, melados, extenuados em direção à chácara de Manoel Matias. Soube-se que mais tarde foram conduzidos ao seio da manada, lá pelas bandas do Campo do Gado, junto com outros que foram aprisionados no antigo curral do conselho.

           Já noite a dentro ainda existiam, na praça e nas ruas do centro, grupos de pessoas comentando o fato.

         Durante a semana não se falou em outra coisa. A Imprensa, local e da Capital, noticiou em destaque o inusitado acontecimento que deu muito prejuízo, mas que felizmente, não causou vítimas humanas fatais. Somente aquele único e infeliz BOI MINEIRO foi trucidado ali na praça nas proximidades do abrigo predileto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60