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FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

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segunda-feira, 30 de agosto de 2021

TRANSPORTE DE GADO POR FERROVIA


Evandro J.S. Oliveira
 
    Nota ao lado, edição do jornal “Folha do Norte” de 13 de janeiro de 1945, mostra os problemas da inadequação da ferrovia para o transporte de gado para abate.

 FORAM ABATIDOS NESTA CIDADE BOIS PARA CONSUMO DA CAPITAL

     Desde a noite de domingo até às 10 hs. da ultima segunda-feira foram abatidas nesta cidade muitas dezenas de bovinos destinados ao consumo da capital e para ali transportados em caminhões dos respectivos abatedores.
Nota da Folha do Norte
    A providencia visou atender à falta premente de carne verde em consequencia de não terem chegados de trem que ultimamente conduzem gado vivo para ali.

    Desde que se introduziu a novidades de levar pela ferrovia as boiadas destinadas ao corte na cidade de Salvador diminuiu consideravelmente o mercado de gado vivo desta cidade, pois a maior parte das boiadas aqui vendidas procedia exatamente das mesmas, cuja produção só se quer transportar, agora, pela via férrea, com sensível encarecimento de condução.


    O uso do transporte ferroviário se mostrou inadequado para gado com destino aos matadouros. Esta foi uma das duas tentativas fracassadas, ameaçando a feira de gado de Feira de Santana.
    O Brasil negligenciou o transporte intermodal, que explora a eficácia de cada meio de transporte segundo suas especificidades. Um país do tamanho do Brasil ter somente 32 mil km de ferrovias é um absurdo. Em 1985/86, Sarney lançou o projeto da Norte-Sul, de 950km. Maior linha de trem do Brasil, a Ferrovia Norte-Sul tem mais da metade dos trilhos fora de operação. Planejada para ser a “espinha dorsal” GRANDE OBRA GOVERNAMENTAL PARA O BRASIL E PRINCIPALMENTE PARA BAHIA do sistema ferroviário nacional, dos 4,1 mil km previstos, opera com 1,4 mil km entre Palmas (TO) e Estrela d’Oeste (MT). É o melhor exemplo da situação do modal ferroviário no país, subutilizado e pouco desenvolvido, especialmente no setor agropecuárioCanalRural.

     A localização do frigoríco MAFRISA foi a terceira tentativa no sentido de transporte de gado vindo do norte e sertão da Bahia para abate. O ramal ferroviário até a "Estação Nova" já tinha sido implantado. Onde hoje é o Shoping Boulevard existia os trilhos até os currais. Mais uma vez frustrada a tentativa de transportar gado por via férrea, a continuação para Serrinha não se concretizou. 
    
    
 


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