Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

VIDA FEIRENSE, NOS TEMPOS IDOS

 “FOLHA DO NORTE” EDIÇÃO DE 28 DE AGOSTO DE 1943.
 NO DIA 28 DE AGÔSTO DOS ANOS ABAIXO


Estamos lançando esta série, começando com a data acima, pela importância histórica. Com o correr dos dias esperamos sincronizar com a data do Blog.

1700 — Embarca para Lisbôa d. João Franco de Oliveira, 4º arcebispo da Baia, que vai tomar posse da igreja episcopal de osse da igreja episcopal de Miranda, para onde !ol removido.
D. João Franco visitou o sertão, administrando o sacramento da confirmação a mais de 40.000 almas (Fulviano, Ephemerides Nacionaes) e, “conhecendo ocu­larmente, por essa visita, a ex­tensão da freguezia de Santo Antonío da Jacobina, separou della os curatos de N. Sra. do Bomsuccesso, e Santo Antonio do Pambú. e erígio em paro­quias os lugares da Madre de Deos da Corurupeba, S. Gonçalo da Villla do S. Francisco, N. S. do Rosário da villa de Cachoeira, S. Domingos de Saubara, S. José das Itupororocas, N. Sra. de Nazareth de Itapicuru de cima, Santo Luzia do Pagui, S. Gonçalo do rio de Sergipe del-rei, e a de Santo Antonio e Almas de Itabaiana (Acioli, «Memórias Históricas».)
A criação desta freguezia, com séde na matriz de São José das Itapororoca, fe-la d. João Franco era 1696.
1768—No arraial de São José, séde desta freguezia, Maria Ma­dalena de Sé e Melo, «senhora e administradora» de uma sorte de terras pertencente ao patri­mónio da capela de São Fran­cisco Xavier, que se erigiu «collateral na igreja matriz», também sob sua administração, faz lavrar «escrito de venda», ao vigário licenciado Miguel B. da Cunha, da aludida sorte do terras. Esta pertenceu ao pai da vendedora. Francisco de Sá Peixoto, dividindo-se com «ter­ras do Vinculo do Morgado que instituirão seus avós». João Pei­xoto Viegas e Joana de Sá Pei­xoto. terras igualmente sob sua administração;

1840—Chega ao porto da Baía onde se demorará muitos dias o príncipe de Joinville, chefe da expedição francesa que, por influencia de Thiers, o rei Luis Felipe consentiu em mandar a Santa Helena para recolher os restos mortais do Napoleão 1.
O príncipe de Joinville visitará algumas localidades do  reconcavo e do interior baiano inclusive esta vila.

1844 - 0 dr. Francisco Olegario Rodrigues Vaz. juiz municipal e delegado de Santo Amaro, empenhado na organização de feiras semanais naquela cidade dirige ura oficio ao seu colega deste termo, solicitando-lhe o concurso para esse fim.

1847 - A camara munlcipal desta vila agradece ao cons. presidente da província a comunicação oficial do «Nascimento de uma Princesa que Sua Majestade a Imperatriz deo á luz em 13 do p. p.» e acrescenta que imediatamente se publicou o fato «para sciencia de todos os Munícipes e para as demonstrações de regosijo, fazendo-se illuminar a Casa das Sessões».

1859 - Falece Manoel José de Freitas, proprietário da fazenda «Saco do Limão».

1864 - E’ promotor publico e curador geral dos orfãos nesta cornarca o bacharel Antonio Aidano Gonçalves de Almeida. E’ solicitador dos resíduos o cidadão Inácio José F. Sarmento.

1866 - Terça-feira. O comercio da vila ainda apresenta sensível movimento, do que o povo chama «restos de feira».

1870 - Domingo. Grande afluencia de fieis ã missa na matriz desta freguezia.

1880 - Falece o prof. Joaquim Alves de Lima Júnior, regente da escola publica de Bento Simões, desta comarca.

1881 — Chega a esta cidade o «Diario da Bahia», que estampou, na capital da provincia, datado de 25, o manifesto do conselho geral do Partido Liberal, cuja primeira assinatura é do dr. José Luis de Almeida Couto.

1882 - Decorre animada a feira semanal nesta cidade.

1886 — Procede-se à apuração geral das eleições realizadas, para cinco vereadores, em 2º escrutinio, nas diferentes paroquias deste município, com o seguinte resultado: cap. Joaquim Antonio Simões 76 votos, cap. Joviniano José de Cerqueira 65, Alfredo Carneiro da Silva 58 e em separado, Hermilo Alves Carneiro 25, Francisco Urbino da Costa 20. Miguel Ribeiro de Oliveira 1. Anula-se a eleição de Humildes e em consequência. o quociente eleitoral, sendo, por Isso, considerados eleitos em 1º escrutínio os srs. cap. Silvino Prudente de Jesus, dr. Joaquim dos Remedios Monteiro, Estanislau Alves Barreto. Hermilo Alves Carneiro. Antonio Ferreira da Sllva e advogado Miguel Ribeiro de Oliveira. Consiaderam-se eleitos em 2º escrutínio Joaquim Antonio Simões. Joviniano José de Cerqueira e Alfredo Carneiro da Sillva.

1889 — Noticia-se a camara municipal vai «prolongar a rua Almirante Barroso[1] e transforma-la em uma larga e longa avenida», coadjuvando-a, em vista da escassez dos seus recursos, o «Jockey Club Felrense» cujo hipodromo é ali situado.

— Edição n. 18 d’«A Epoca».

— Lei provincial n. 2.735 isenta da decima urbana a casa pertencente ao património da matriz desta freguezia.

1890 — Toma assento no conselho municipal o cel. José Pedro de São Leão, nomeado para preencher, ali, a vaga aberta com a nomeação do cel. José Freire de Lima para intendente.

1891 - Na imprensa local o cel. Antonio Alves de Freitas Borja reclama contra o cerco da tua fazenda “Candeal” e violências ali cometidas pela tropa que a cercou.

1892 — Às 7 hs. da manhã, quando parte desta cidade, o trem regular da «Central», no lugar denominado Olhos d’Agua, a locomotiva alcança duas rezes que atravessavam a linha. Por milagre não se registou um descarrllamento.

     Noticia a imprensa local que na vizinha cidade de Santo Amaro «o sr. Julio de Lima Valverde tem fabricado pão de mandioca, o qual tem tido muita acceitação.

— O dr. José Carlos Junqueira Aires de Almeida assume o cargo de juiz preparador deste termo.

— Informa «O Município» que. por um calculo feito agora pela seção de estatística da secretaria do governo, tendo-se tomado por base o recenseamento de 1872. consta a população deste Estado, presentemente, de 1.870.099 almas.

1893 — Já octogenário, falece nesta cidade Francisco José da Costa e Almeida Pedra (Chiquinho Forrel).
Seminarista, na mocidade, deixou os estudos para se alistar nas fileiras do exercito. E quando se declarou a guerra do Paraguai, ainda luton e foi ferido nos campos do sul.

- A preços entre 65 e 85 mil réis, são expostas à venda, nesta cidade, 1010 cabeças de gado bovino.

1896 — Prorroga-se o prazo para a construção do ramal que ligará esta cidade á E. de F. do São Francisco.

1898 — Circula a edição n. 98 do semanario «O Propulsor».

1903—Enterramento, no cemiterio local, de Domingos José de Souza.

1904 - Edição n. 105 d’ s. “O Propulsor”.

— Espetáculo do “Grémio DramaticoTaborda”. no teatro local com o drama Uma vitima e a comedia Tentativa de rapto matutino.

1908 - Falecida aos cem anos, sepulta-se no cemiterio local Juliana, natural desta cidade.

1909 — Circula a edição d'«O Propulsor» n. 601.

1910 — Publica-se a edlção n 50 da «Folha do Norte».

1915 - É publicada, sob n. 256 mais uma edição da «Folha do Norte».

1919 -Enterramento, As 16 hs . de Luis de Verney Campelo, primeiro gerente da agencia do Banco do Brasil nesta cidade.

1920 — Noticia a «Folha do Norte»:
O sr. Cel. Intendente municipal vai, em breve dias, submetter à apreciação do respectivo concelho uma exposição de motivos, relativo à construção de um edifício amplo e de typo moderno, que será destinado à edilidade, bem como à abertura definitiva da grande avenida, em seguimento à praça da João Pedreira, que medirá a mesma largura desta e de futuro attingirá a estrada das boiadas.
Consideramos o plano de alta concepção[2].

1932 — A bordo do  «Masilia», em viagem para o Brasil, onde vinha assistir As festas comerativas do primeiro centenário da independencia. é acometido do súbito mal, A hora do jantar, e falece, em poucos instantes. reclinado ao hombro de d. Maria Pia, viuva do príncipe d. Luis, o Conde d’Eu. viuvo da princêsa d. Isabel O Conde d’Eu visitou esta cidade em 1889.

1926—«Folha do Norte» n. 894.

1933 — Publica-so a edição n. 257 da «Folha da Feira».

— Após a visita que faz à feira de gado, o dr. Getullo Vargas, chefe do governo provisorio, acompanhado de numerosa comitiva, segue desta cidade para Santo Amaro, de automovel.

1934 - No concelho consultivo do município a comissão de que é relator o sr. Manoel Matias de Azevedo assina parecer favoravel à proposta da prefeitura para o ornamento de 1935 e manda seja ela remetida ao poder competente para a necessária aprovação.

1937 — Telegramas aqui recebidos informam ter sido ouvida nitidamente, em varios pontos do paiz, a irradiação do grande comício realizado nesta cidade, na noite de 26. na praça de Sant’Ana. em favor da candidatura do sr. José Américo do Almeida A presidência da Republica.

— Edição n. 1568 da «Folha do Norte».

1939 - Decreto n. 17 da profeitura municipal considera de utilidade publica os terrenos situados a leste da cidade, opós a rua Barão de Cotegipe.

1942 — São gerais as reclamações, contra o fato de permanecer, ha dias, estenida num dos passeios do Mercado Municipal, à rua Bejamin Constant, uma pobre mulher doente.



[1] Antiga ABC, hoje av. Sampaio
[2]  Abertura da av. Maria Quitéria, hoje Getúlio Vargas, e construção da Prefeitura Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60