Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sábado, 2 de maio de 2020

PERFIL DE GERALDO LEITE


Nasceu em Aracaju. Sergipe, no dia 23 de abril de 1926. Filho do casal João José Ferreira Leite e Argentina da Costa Ferreira Leite, ela descendente do Barão de Timbó.
Fez os cursos primário e ginasial no Colégio Tobias Barreto, sempre aprovado com louvor c distinção até quando transferiu-se para Salvador, a fim de preparar-se para o vestibular.
Casou-se com Lícia Lima Leite, no dia 14 de novembro de 1952, com quem teve dois filhos: João Batista da Costa Bisneto e Maria das Graças Leite Gonçalves Braga.
Formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, em 1950.
           Ao longo da sua vida profissional fez diversos cursos, tais como:
·       Aperfeiçoamento Técnico, na Fundação Gonçalo Muniz, Sal­vador (1951);
·       Curso de Parasitologia Regional, no Instituto Nacional de Endemias Rurais de Belo Horizonte (1965-1966).
·       Curso de Relações de Desvio de Complemento para Doenças de Chagas, na Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, Brasília (1967).
·       Curso de Doenças Infecciosas, na Sociedade de Pediatria da Bahia (1972).
Foi um dos pioneiros da instalação da UEFS, onde exerceu a função de Presidente do Conselho da Fundação Universidade de Feira de Santana, nomeado pelo governador da Bahia, Dr. Luis Viana Filho, sendo o seu primeiro Reitor, entre os anos de 1976 a 1979. Na mesma Universidade foi Professor Titular da disciplina Parasitologia Humana.
Dr. Geraldo Leite foi médico analista em Feira de Santana por muitos anos.
Foi Professor do Colégio Santanópolis de Biologia, Higiene e Puericultura.
Professor Assistente de Higiene da Escola de Medicina e Saúde Pública (1961-1964) e Professor Assistente de Parasitologia.
Além de Professor exerceu as seguintes funções: Coordenador Geral do Inquérito Escolar, nos Estados da Bahia e Sergipe - Fundação Gonçalo Muniz. Secretaria de Saúde Pública da Bahia e Sergipe, Universidade Federal da Bahia e Instituto Nacional de Endemias Rurais; Secretário Geral da Fundação Baiana para o Desenvolvimento da Medicina; Chefe do Departamento de Medicina Rural do Instituto Brasileiro de Medicina Preventiva; Delegado da Associação Baiana de Medicina por dois períodos; Membro da comissão Cientifica da Associação Baiana de Medicina.
Dr. Geraldo Leite é membro das seguintes entidades: da Associação Baiana de Medicina; da Sociedade Brasileira de Hematologia e Homoterapia; do Instituto Brasileiro de Medicina Preventiva; da Academia de Medicina da Bahia; do Instituto Baiano de História da Medicina; da Sociedade Brasileira de Parasitologia; da Sociedade Brasileira de Escolas Médicas; da Sociedade Brasileira para o Progresso das Ciências; da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical; da Associação Brasileira de Escritores Médicos.
Seus trabalhos publicados foram: “Endocrinologia e Cirurgia”; “A Tragédia Médico Social do Retirante”; “Higiene e Saúde Pública na História do Brasil; “O Homem, Possível Reservatório de Vírus da Donovani”; “Estudo Laboratorial de Dois Casos de Calazar Proveniente de Baixa Grande, Exames de Laboratório na Leishmaniose Visceral”; “Doenças de Piscinas e Mares” e diversos outros.
Recebeu a Comenda da Ordem da Bahia e o Título de Cidadão Feirense, pela Câmara de Vereadores de Feira de Santana e o Título de Cidadão Soteropolitano pela Câmara Municipal de Salvador.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60