Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

segunda-feira, 29 de abril de 2019

PERFIL DE MARCELO DE SOUZA CARVALHO


Nasceu em 14 de setembro de 1946, em Salvador, Bahia, seguindo, ainda com um mês de nascido, para Santa Bárbara, onde viveu seus três primeiros anos, na companhia de seus pais, Jonathas Telles de Carvalho e Cecília Gomes de Souza Carvalho.
Chegou a Feira de Santana, para onde seus pais se mudaram em 1949 e, em 1950, seu irmão, Luiz Humberto de Souza Carvalho, chegou para completar o quadro familiar.
Em Feira de Santana, cidade que assumiu como sua terra natal, viveu sua infância e a maior parte da adolescência. Foi alfabetizado pela professora Maria José Martins (professora Zezinha) e fez o curso primário na Escola Kalilândia, com professora Zenaide Porto. O ginásio cursou no Colégio Santanópolis onde constituiu incontáveis amizades que até hoje fazem parte de sua vida. Destaca a Professora Edelvira Oliveira (Professora Catuca) como marcante no seu caminhar de santanopolitano.
Transferiu-se para Salvador, aos 15 anos, para cumprir o curso cien­tífico, interno no Colégio 2 de Julho e, posteriormente, após aprovado no vestibular, cursar Medicina na Faculdade da Universidade Federal da Bahia.
Revela sua dedicação e empenho ao estudo universitário, e no con­vívio da UFBA, constitui outras sólidas amizades com estudantes contem­porâneos e de turma, dentre elas, radicados também em Feira de San­tana, a exemplo de: Dr. Luiz Carlos Silva Santos (ortopedista), Dr. Deraldo Cerqueira (radiologista), Dr. José Neto (neurologista), Dr. Mário Sérgio (car­diologista), dentre outros.
Ao concluir medicina, Dr. Marcelo foi para São Paulo, a fim de reali­zar sua residência que, por forte influência de dois professores, Dr. Renato de Carvalho e Dr. Waldir Medrado, definiu a especialidade que escolheu seguir: Anestesiologia.
Em São Paulo, permaneceu durante todo o período de residência
médica até realizar a titulação e publicar seu primeiro trabalho científico: uso de lorazepan como medicação pré-anestésica. Na sua permanência em São Paulo teve a oportunidade de estudar, praticar e adquirir grande conhecimento clínico e específico na área de Anestesiologia, frequentando os hospitais Albert Eisten, Beneficência Portuguesa, Instituto Dante Pazzanese, Heliópolis, Hospital Santa Catarina e Maternidade São Paulo, todos esses hospitais conveniados pelo Centro de Estudos da Clínica de Anestesia São Paulo, chefiado por Dr. Kentaro Takaoka. Nesse período teve o privilé­gio de operar com Dr. Euclides Zerbini e Dr. Adib Jatene. Ainda em São Pau­lo, recebeu convites e propostas sedutoras para fixar-se profissionalmente por lá, mas o coração e o desejo de retornar às suas raízes falou mais alto e ele volta cheio de sonhos e expectativas à sua terra, à sua família.
Chega em 1974 em Feira de Santana, retornando ao Hospital D. Pedro de Alcântara, onde cumpriu parte do seu estágio quando estudante.
Casou-se em 1977, com a também feirense, Célia Christina Silva Carvalho, Licenciada em Letras pela antiga Faculdade de Educação, atual UEFS, também Bacharela em Direito pela UCSAL, e que preza ser nominada com o título que mais gosta, de professora, opção profissional que abraça com determinada paixão. Desta união teve três filhos: Márcio Silva de Carvalho (médico otorrino), Vinícius Silva Carvalho (designer gráfico) e Felipe da Sil­va Carvalho (odontólogo).
Atualmente, junto a toda a família, especialmente com a avó Célia, vive a alegria de compor a segunda geração da família, sendo avô de três netinhos: Pedro, Maria Clara e Mariana.
Sua atuação como anestesista se realizou em todos os hospitais par­ticulares de Feira de Santana, especificamente nos centros cirúrgicos do EMEC, Casa de Saúde Santana, São Matheus, Santa Cecília, Estela Gomes, Hospital Mater Dei. Permaneceu dos anos 70 aos 90 estendendo sua atua­ção de anestesista em hospitais de outras cidades vizinhas, como: Cachoei­ra, São Félix e Riachão de Jacuípe. Fez parte do quadro da UEFS, exercendo no serviço de saúde universitária (SESU) o atendimento clínico a alunos, professores e servidores, de 1978 a 2011. Compõe a Sociedade de Aneste­siologia de Feira de Santana (SAFS) e integrou, durante 27 anos, a Socieda-
de do Grupo Mater Dei, onde continua atuando como anestesista.
Bem humorado, religioso e perseverante, Dr. Marcelo sente-se rea­lizado nos seus sonhos e utopias e encara o trabalho com responsabilidade profissional e social, reconhecendo que a Medicina lhe concedeu régua e compasso para construção de uma vida dignificada pela história, que se compõe de importantes realizações, sob as bênçãos de Deus.
Exercendo há mais de quatro décadas a missão de servir pela Me­dicina e por seu jeito generoso de conviver, atendendo prioritariamente à população menos favorecida, pois se volta para mais de 90% da clientela do Sistema Único de Saúde-SUS.
Dr. Marcelo Carvalho divide atualmente seu tempo entre o trabalho, a família, seus amigos, seus fuscas, suas viagens, e, de forma especial, de­dica-se à sua mais nova missão: curtir seus netinhos.

Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de “Anjos de cabeceiras”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60