Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quarta-feira, 17 de abril de 2019

PERFIL DE LINDAURA FALCÃO DE AZEVEDO

Nasceu em Feira de Santana, Bahia, no dia 15 de dezembro de 1927, na Rua Conselheiro Fran­co, nº 01. Filha de Manoel Matias de Azevedo e D. Eufrozina Falcão de Azevedo, cresceu junto com os irmãos Lício Falcão de Azevedo, Líbio, Lisete e Lealdina Falcão de Azevedo.
Estudou, inicialmente, numa escola pública, na antiga Rua do Fogo, com a Profa. Isabel Alexandrina de Carvalho. O ginásio fez no Colégio Santanópolis e o Curso Complementar, que correspondia ao Ensino Médio, mas que era somente dois anos, no Colégio da Bahia, em Salvador.
Cursou Medicina, na Faculdade de Medicina da Bahia, quando era o seu diretor, o Dr. Edgar Rego dos Santos. Formou-se em 1949, sendo co­lega de Dr. Roberto Santos, ex-governador da Bahia. Fez residência médica no Hospital das Clínicas por um ano. Um fato importante na vida de Dra. Lindaura Falcão de Azevedo é que ela é a primeira mulher feirense formada em Medicina.
Ainda como doutoranda fez parte de uma embaixada que visitou os países Argentina e Uruguai, para observar os modernos hospitais e os últimos progressos da Medicina, em março de 1949.
Retorna à Feira de Santana no ano de 1950 e foi clinicar juntamente com Dr. Wilson da Costa Falcão, seu primo em primeiro grau, exercendo Clínica Geral e Ginecologia. Juntamente com Dr. Geraldo Leite, Dr. Pirajá da Silva e Dr. José Maria Anchieta Santana trabalhou no Posto de Puericultura e Higiene na condição de funcionária do Estado da Bahia.
Dos casos interessantes que ouviu ao consultar seus pacientes foi o de uma gestante, que estava fazendo o pré-natal e ela lhe perguntou quem era o pai da criança e ela lhe respondeu: "Não sei, não, doutora. Ele era um "careta".
Clinicou na Santa Casa de Misericórdia quando funcionava ainda no casarão que hoje intitula "O Palácio do Menor", época em que trabalhavam também: Dr. Wilson Falcão, Waldy Pitombo, Mário Lustosa, Renato Santos Silva e outros, na década de 50.
Tem três filhos: Ana Tereza Brito (engenheira, auditora, fiscal do estado, advogada, Licenciada em Letras com Inglês) Pedro Brito (médico, residente nos Estados Unidos, em Washington) e Cíntia Azevedo de Brito (engenheira, funcionária da CERB -Companhia Elétrica Rural da Bahia) e já tem uma neta, acadêmica de Biologia.
Em 28 de fevereiro de 1969, transferiu-se para Salvador e foi traba­lhar no Pronto Socorro do Hospital Getúlio Vargas, depois no 5º Centro de Saúde, situado na Av. Centenário, onde exerceu a Pediatria. Aposentou-se em 1980, com 39 anos de serviços prestados à medicina baiana.

Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de “Anjos de cabeceiras”.


Um comentário:

  1. Fico Feliz em saber que tivemos esse exemplo de mulher em nossa cidade...

    ResponderExcluir

Filme do Santanopolis dos anos 60