Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 4 de dezembro de 2016

OS JOGOS ABERTOS DO INTERIOR

Vista da plateia nos Jogos
Fonte: acervo Dázio Brasileiro Filho
Cironaldo, editor do jornal mensal “O Metropolitano”, junto a outros jornalistas, solicitaram para que eu produzisse matéria sobre a história do Jogos Abertos. Resolvi postar no Blog, disponibilizando o uso para a mídia que se interessasse.
Este ano em 2016, fazem 52 anos, corrigindo o veiculado pela organização do JAB, que criamos os “JOGOS ABERTOS DO INTERIOR DA BAHIA”, hoje JOGOS ABERTOS DA BAHIA.
Com o Ginásio de Esporte do FTC recém construído, 1962, idealizei criar os “Jogos Abertos do Interior”. Conhecia a história dos “Jogos Abertos do Interior” de São Paulo (criado em 1936), e em 1962 aconteceu em São Caetano, não me conformava que o esporte amador ficasse restrito a Salvador, quando o Estado da Bahia era enorme.
Chamei quatro amigos para beber uma cerveja na Estação Nova, Oyama Pinto da Silva, Armando Curvelo de Menezes (Pinto), Geraldo Walter e Dorival Oliveira, lá explanei o que queria. A princípio acharam maluquice, mesmo porque, não pensava em recursos público, mas cada vez que conversávamos, foram vendo que era possível.
Anuncio na Folha do Norte
29-11-1964
         Logo chamamos mais dois membros para fazer parte da Comissão Organizadora: Tenente Arlindo Barbosa, era professor de Educação Física e era militar, o que facilitava o apoio do comércio; Ilo Brasileiro, esportista de muito tempo e pessoa da mais alta confiança. Interessante como foram aderindo várias pessoas, convidadas por membros da Comissão inicial, que por sua vez recrutavam outros amigos, criando uma organização composta por dezenas de pessoas que contribuíram para o sucesso dos Jogos, três exemplos: Oyama convidou Jujú e este chamou Joãozinho que era conhecido no curso de datilografia de Prof.ª Gilza se juntando a Aloisio (Chirú); Ilo botou o irmão Dázio para trabalhar, estes dois deram continuação aos jogos depois que larguei na quarta edição. No primeiro desfile de abertura, soubemos que Feira não tinha Bandeira confeccionada, então Iany Brasileiro, irmã de Ilo, para nossa informação fez a primeira bandeira. O terceiro exemplo foi Ricardo (Garupeira), andava com Palito e Tonhão atletas, foi incorporado.
         Hospedamos os jogadores nas salas de aulas do Colégio Santanópolis, as equipes femininas, em hotéis, pensões e residências.
Tenente Arlindo e Ilo, foram ao comércio e conseguiram o empréstimo de camas e colchões. O Exército e a Polícia emprestaram as roupas de cama. Os juízes e os presidentes de Federação ficaram nos Hotéis. As refeições eram feitas no Feira Tênis Clube, comandadas por Ilo.
Time de volei: Ana, ?, Norma, Marinalva,
?, Florisia, e Marita
Contamos com o apoio de todos os Presidentes de Federações: João Alfredo Quadros e BC, basquete; Carlos Carias e outro que esqueci o nome, voleibol, e vários árbitros, todos fazendo parte da Comissão Organizadora.
Tivemos receitas de patrocínio, ingressos, propaganda no recinto do Feira Tênis Clube, o ginásio sempre lotado, mesmo assim houve um déficit, que corrigimos nos outros eventos.
Dorival comandava a mídia. Geraldo Walter fez o regulamento baseado no desejo da comissão e dos Presidentes das Federações da Bahia e dos árbitros. Lembro que um dos itens importantes era a não aceitação de atletas de outras locais, não residentes na cidade que representava. Esta medida inibia vinda de atletas, descaracterizando o sentido dos Jogos. Mesmo assim a equipe de voleibol feminina, de Santa Barbara, teve duas atletas de Feira.  
No primeiro “Jogos” modalidades esportivas: Voleibol, masculino e feminino; Basquete masculino; Futebol de Salão (Futsal) e Tênis de Mesa. Depois nos outros jogos foram acrescentados atletismo e natação, com a construção das piscinas.
Equipe de Basquete de 64, da esquerda para direita:
em pé, Isac, Salomão, Dolinha, Dilermando, Periperi e
Evandro Técnico (entregador de Camisa).
Achados, Tonhão, Pintão, Itamar, Oyama, (irmão de Doca).
O primeiro “Jogos Abertos do Interior” foi realizado entre os dias 5 (quinta) e 8 (domingo). Algumas vezes aproveitávamos os dois feriados de 28 de outubro (dia do cacheiro viajante) e 02 de novembro finados, no intervalo havia sábado e domingo, nem sempre era nesta ordem. Os jogos duravam cinco dias, manhã, tarde e noite. Depois havia boate no clube.
As primeiras cidades participantes: Ilhéus (campeã de Basquete), Cachoeira, Jequié (Campeã de Tênis de mesa), Juazeiro (campeão de Futebol de Salão), Santa Bárbara (Vice-campeã de vôlei feminino) e Feira de Santana (campeã de vôlei masculino e feminino e campeã dos Jogos), estou citando de memória, pode ter enganos;
Equipe de Master nos jogos Atual
Técnica Ana Aragão
Para terminar, porque larguei a liderança dos Jogos Abertos de Interior.
Quando idealizei o evento era para que cada ano fosse em uma cidade, na época o Governador do Estado era Lomanto Junior, de Jequié. Fizemos todo o possível para o Jequié Tênis Clube assumisse a incumbência, mas a desculpa é que queriam que o Estado financiasse totalmente. Era radicalmente contra a ingerência do Estado nas competições.

Depois os Jogos continuaram sobre a liderança de Dázio Brasileiro e João Marinho Gomes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60