Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 16 de agosto de 2015

PERFIL DE NILTON BELAS VIEIRA

Nasceu em Feira de Santana, no dia 08 de janeiro de 1945.
Filho de Nestor Vieira de Barros e Semita Belias Vieira.
Fez o curso primário com a Prof’. Cibele Almeida, o ginasial e científico, no Colégio Estadual e Contabilidade no Colégio Santanópolis. Cursou Direito pela UCSAL e Filosofia pela Faculdade de Filosofia da UFBA.
É casado com a Profª. Rosana Mary Pérsico Vieira. Tem os filhos: Natally, Priscila, Kamila Vanessa e André Wilson Pérsico Vieira.
Atuou por longo tempo como advogado do BANEB e INSS, como Procurador Autárquico do Estado da Bahia, lotado na UEFS, onde se aposentou.
Foi professor de História Econômica e Administrativa do Brasil, no Colégio Estadual, História da Educação e dos Meios de Comunicação no Colégio São Francisco de Assis.
Como político,  foi vereador por três legislaturas (1973 a 1983). Foi Oficial de Gabinete do Prefeito Francisco Pinto, em 1963, Secretário de Educação do município, no governo de Dr. Colbert Martins da Silva. Foi candidato a Vice-prefeito, nos idos de 1982.
Exerceu ainda a função de Juiz Conciliador do Juizado Especial Criminal, aposentando-se como Procurador Autárquico do Estado da Bahia, lotado na UEFS.
Na atividade cultural foi membro fUndador da SCAFS (Sociedade Cultural e Artística de Feira de Santana), atuando no Teatro, diretor do Grêmio Arlindo Barbosa da Silva e da ABES e da AFES. Esteve também participando na área desportista, sendo campeão de tênis, aos 13 anos de idade. Teve incursões no rádio, nos anos 60 como radialista, na Rádio Cultura, no Programa “Encontro com os Brotos”, aos sábados, das 18:00 às l9:OOh. Amou como jornalista (repórter) dos jornais “Gazeta do Povo” e “Vanguarda”. É contista, com trabalhos publicados nos jornais que circulam na cidade. Publicou os livros: “Epopéias”, em junho de 2003, “Perspicácias” e “Mutações da Alma” (2006).
E patrono de uma Escola Municipal, situada no Parque Getúlio Vargas.
Recebeu as Comendas: Ver. Dival Figueredo Machado, no dia 1° de outubro de 2004 e a Comenda Godofredo Filho, no dia 29 dc abril dc 2004, pela Câmara de Vereadores de Feira dc Santana.
E membro fundador e presidentc do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, tendo tomado posse no dia 18 de março de 2004, no Plenário da Câmara de Vereadores. 

Um comentário:

  1. Devo, em parte, a minha formação, ao Dr. Áureo de Oliveira Filho, por ocasião, do curso de contabilidade, no saudoso colégio Santanopolis, de quem fui beneficiário de uma bolsa de estudos, mesmo sendo à época, por circunstâncias, adversário político do grande educador, que honrou Feira de Santana na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, sendo o referido curso, o meu passaporte, para o ingresso, no curso de direito, da UCSAL, em 1968, uma vez que, não tinha condições financeiras de cursar o clássico no Colégio Central da Bahia ou Antônio Vieira, como era do meu desejo.
    Sem esse curso de contabilidade , parece-me, que seria muito difícil pra mim, incursionar na área do direito.
    Cheguei também a ganhar um bom dinheiro como contador no escritório do saudoso Cesar Veiga, isso para mim também foi muito gratificante.
    Muito obrigado, Dr. Áureo Filho, o que vale para o homem segundo a sabedoria divina é a gratidão e isso eu tenho por ele.
    Obrigado, Evandro Oliveira, pela lembrança.
    Ass: Nilton Bellas Vieira

    ResponderExcluir

Filme do Santanopolis dos anos 60