Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

terça-feira, 20 de maio de 2014

PERFIL DE JOSÉ JOAQUIM LOPES DE BRITO - DR. BRITO

José Joaquim Lopes de Brito Dr. Brito, como ficou conhecido, nasceu em 22 de maio de 1915, filho de Pedro Brito Sobrinho e Amélia Ribeiro Lopes de Brito. Cursou Engenharia Civil na Escola Politécnica da Bahia, em Salvador, tendo concluído em 1938. Em 1939, dedicou-se ao magistério em Salvador quando foi professor de matemática nos Colégios Ipiranga, 2 de Julho e Ginásio da Bahia. Em 1940, foi nomeado Engenheiro Civil de Feira de Santana pelo então prefeito Heráclito Dias de Carvalho e teve como primeira e principal incumbência a construção da primeira planta da cidade de Feira de Santana.
Além disso, foi responsável pela continuidade da abertura da atual Avenida Getúlio Vargas, antiga Avenida Maria Quitéria – onde foi edificado o Santanópolis –, que foi traçada na melhor parte da planície, em direção ao leste. Outra obra importante, realizada por este engenheiro, foi a construção do prédio da Biblioteca Municipal de Feira de Santana, inaugurada em oito de abril do ano de 1962, a qual sofreu reforma geral, sendo reinaugurada no dia 18 de setembro de 2003, data do aniversário de Emancipação Política do Município. Outra obra de Dr. Brito foi o” Estádio Municipal Antonio Carneiro”  na cidade de Alagoinhas. Brito é autor de centenas de construções de Feira de Santana: residências, ruas, prédios públicos etc.(do autor da postagem).
 Apesar de se dedicar à engenharia, o Dr. Brito nunca deixou de lecionar matemática no Colégio Santanópolis e na Escola Normal de Feira de Santana, o que era bastante comum no período.
A planta do Gymnasio Santanópolis  – é parte do conjunto de documentos que compõem o Relatório de Inspeção, escrito quando da autorização de funcionamento da Escola Técnica do Comércio em 1944 e está assinada pelo engenheiro civil, José Joaquim Lopes de Brito, com registro no Conselho de Engenharia da 3ª Região, sob a carteira de nº 310.
Fonte: Nivea, Sandra – Tese de Doutorado sobre o Santanópolis

Um comentário:

  1. JUSTÍSSIMA HOMENAGEM. ELE ERA IRMÃO DA MINHA PRÓ DO CORAÇÃO. LOURDES BRITO PORTUGAL DE SAUDOSA MEMÓRIA!

    ResponderExcluir

Filme do Santanopolis dos anos 60