Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

terça-feira, 6 de maio de 2014

PERFIL DE IRENE ALVES DE FREITAS

Nasceu em Feira de Santana, no dia 05 de abril de 1926. Filha de Francisco Alves de Freitas e Maria Vieira de Freitas, “D. Cotinha”
Passou a primeira infância com seus pais, na Fazenda Candeal em Maria Quitéria. Fez os primeiros anos escolares no distrito de Almas, hoje município de Anguera, sendo sua primeira professora a Sra. Leonor Pitanga, que a alfabetizou.
Veio para a sede de Feira de Santana continuar seus estudos e ficou residindo com a madrinha, estudando no Colégio Santanópolis, onde fez o ginásio, o científico e até o 2° ano do curso de Contabilidade. Desistiu do curso e transferiu-se para a Escola Normal, onde concluiu o Magistério, em 1953.
Nomeada interinamente, em 20 de julho de 1954, fazendo o concurso foi designada para lecionar em Ouriçangas, na época distrito de Irará.
Em 1955, foi transferida para uma escola na Fazenda Turi, de propriedade do Sr. Aurino Azevedo, em Humildes. Na época não havia transporte e viajava de carona ou pegava carros de carga, para chegar ao distrito e andava a pé, por um bom pedaço, permanecendo até o ano de 1957.
Foi removida para a sede do munícipio de Feira de Santana e foi lecionar na Escola Cel. Agostinho Fróes da Mota, onde estagiou quando normalista. Neste período a diretora era Prof.ª Izabel Alexandrina Carvalho que a acolheu com carinho. Aposentou-se nesta mesma
escola depois de 34 anos dedicados à educação de crianças e adolescentes.
Aposentada, tem aproveitado seu tempo para participar de excursões com grupos de amigos da 3ª Idade, do que já visitou:
Buenos Aires, Santiago e já percorreu todos os estados brasileiros menos Amazônia, que ainda tem esperança de conhecer, a despeito de problemas de saúde e com 86 anos bem vividos.
Prof.a Irene não se casou, mas criou dois sobrinhos: Josenaldo
Lia Silva Freitas e Jorge Luís da Silva Freitas que lhes ofereceu educação uma profissão.
Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de “Mestras do bem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60