Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 23 de dezembro de 2012

MAS SERÁ QUE O MUNDO VAI SE ACABAR?

Carlos Pereira de Novaes

Um dia desse eu estava conversando com um amigo sobre o tal fim do mundo e ele se acabava todo de rir.
            ---- Que fim do mundo o quê? É tudo bobagem.
            Mas vejam só. Quando eu era pequeno, criança, minha mãe gostava de viajar para Minas Gerais, para sua terra natal, e lá eu via coleiros, pintassilgos, canários da terra, azulão, rolinhas, enfim, uma infinidade de pássaros, que hoje não existem mais, afora um belo rio que hoje está em estado de lastima. 
            E se eu perguntasse para aqueles passarinhos, que hoje já não existem mais, só nas matas, que espero não sejam destruídas no futuro, sobre o tal fim do mudo? O que será que eles falariam?     
            ---Seu moço, foi uma desgraça, eram gatos, cobras, gaviões, carcarás e depois, por fim, vieram os meninos, os homens, os alçapões, tudo a nos caçar, implacavelmente, e não sobrou ninguém. Eu, que vos conto esta estória, sobrei nesta gaiola, mas os meus dias já estão contados.
            Mas e o fim do mundo, seu passarinho, veio ou não? O nosso..., sim!
            É gozado, se eu saio por este mundo estropiado, eu vejo muita gente se especulando se o mundo vai acabar como se aqui sempre existissem homens. Já houve o fim do mundo dos dinossauros e certamente de animais talvez bem mais antigos que eles, mas o mundo continua, mas é bom que as pessoas se lembrem que acabar o mundo não é acabar o planeta terra, mas as condições para as sobrevivências específicas de cada um que vive aqui.        
            O mundo não é o planeta, mas as biosferas específicas de cada espécie e estas já se extinguiram para muitos animais, plantas e pode terminar para o homem, haja vista os imensos lixões que nos cercam, a escravidão ao capital, ao ócio exacerbado de alguns, que só encontram alegrias efêmeras em mesas de bar regadas ao uísque, nos craques desta vida, na matança exagerada de crianças sem futuro e filhos de pais sem passado e muitas outras coisas que nos cercam, neste mundo de iniqüidades?
Hoje, já não existem matas, os rios já estão secando e o mar está cada vez mais doente e nem as igrejas estão mais a salvo do tal bezerro de ouro, ao cobrar décimos ao invés de dízimos, que é outra coisa, cuja pedofilia e a falta de amor ao próximo geralmente são varridas para baixo dos tapetes.
            Bem, isto eu queria conversar com meu amigo, que não entendeu bem minhas ponderações, mas será que este mundo não está acabando mesmo e fomos nós é que percebemos ainda, pelos Maias, por João, no Apocalipse, por Daniel, por Nostradamus e até pelo tal de Professor Nostradamus, que agora se meteu a escrever sobre matemática e a falar do fim do mundo?
            Sei não? Mas do jeito que as coisas andam o mundo vai se acabar e as pessoas vão continuar a dizer: ---Ora, que besteira. Isto é tudo bobagem!         
            Obrigado, boas festas e um feliz fim de mundo.

Feira de Santana, 21/12/2012. Carlos Pereira de Novaes. Professor da UEFS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60