Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

SOBRE A FORMAÇÃO DE PRESIDIÁRIOS

Carlos Pereira de Novaes

É interessante, mas uma coisa que seria muito interessante mas bem pouco praticada é a formação de presidiários.
            Os presos ficam anos e anos presos em prisões sem fazer nada, a não serem, aquelas tarefas inerentes ao seu dia-a-dia como ver televisão e ao sair da prisão não sabem nada e fatalmente voltam ao crime. Não sabem nada!
            Por que estes presídios e a justiça não fazem convênios com o SENAI, por exemplo, ou com outras instituições semelhantes e formam esses presos, é óbvio, os mais bem comportados, por que nem todos podem participar dessas tarefas, por diversos motivos que nem caberia comentar aqui, com a ordem da justiça e a anuência do presídio, para que alguns destes presidiários tenham, pelo menos, um futuro mais promissor, quando terminarem os seus tempos na prisão? Assim, pelo menos, alguns sairiam com uma profissão definida.
            Eles poderiam ser garçons, pedreiros, mestres-de-obras, carpinteiros e uma série imensa de profissões dignas e que estão faltando no mercado.   
            Por exemplo, é muito difícil se encontrar um bom eletricista ou um bom pedreiro, que tenha uma boa formação, pois grande parte destes profissionais se forma é na vida. Encontrar um bom cozinheiro então é uma tarefa dificílima.
            Por exemplo, um bom mecânico é uma coisa difícil de ver e quando tem é dificílimo você contratá-lo, pois normalmente estão cheios de trabalhos.
            No entanto, o que se vê são os presídios cheios de presidiários jogando baralho ou vendo televisão, que são atividades boas para entreter, mas sem um futuro promissor para o presidiário.
            Será que este não seria um bom meio a mais de salvar tantas vidas em nossa sociedade, que sem saber o que fazer quando saem dos presídios, vão se envolver em atividades criminosas, por falta de um caminho melhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60