Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 5 de junho de 2020

O QUE OS FILÓSOFOS DIRIAM SOBRE O CORONAVÍRUS?


Repassaram um WhatsApp com a relação abaixo de notáveis, com o título acima. Esse Blog entre outras funções, é educativo. Então enriqueci fazendo uma pequena descrição de quem foi as personagens, esperando que o nosso visitante, não conhecendo alguns, vá a Wikipédia, adquirindo mais informações

Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental.
Frase Famosa: “Boas pessoas não precisam de leis para obrigá-las a agir responsavelmente, enquanto as pessoas ruins encontrarão um modo de contornar as leis.”

fiquem na caverna, porra!

Friedrich Nietzsche é um dos principais filósofos da contemporaneidade. Sua vasta obra inaugurou temas na filosofia que colocam em questão assuntos tidos como “intocáveis”.
Frase Famosa: "Viver é sofrer e sobreviver é encontrar um significado no sofrimento".
fique em casa, por mais difícil que seja suportar sua própria presença.

René Descartes (1596 - 1650) foi um filósofo, físico e matemático francês. Autor da frase: "Penso, logo existo". É considerado o criador do pensamento cartesiano, sistema filosófico que deu origem à Filosofia Moderna. Frase Famosa: "Penso, logo existo" 
habito, ergo sum.

Georg Wilhelm Friedrich Hegel, Esturgada, 27.08.1770, foi um filósofo germânico. Sua obra  Fenomenologia do Espírito é tida como um marco na filosofia mundial e na filosofia alemã.
tese: fique em casa; antítese: fique em casa; síntese: fique em casa.

Heráclito ou Heráclito de Éfeso, aproximadamente 500 a.C. - 450 a.C.) foi um filósofo pré- socrático considerado o "Pai da dialética".Frase Famosa: "Nada é permanente, exceto a mudança".  
não se pega duas vezes o mesmo vírus.


Siddartha Gautama, o Buda, nasceu em Lumbini, por volta de 563 a.C, mas foi criado em um pequeno distrito chamado de Kapilavastu, localizado em uma região de montanhas da Índia, que atualmente pertence ao território do Nepal. Frase Famosa: "A mente é tudo. O que você pensa, você se torna" 
a paz vem de dentro de você mesmo. O vírus, de fora. Fique em casa.
Jean-Jacques Rousseau, também conhecido como J.J. Rousseau ou simplesmente Rousseau (Genebra, 28 de junho de 1712 — Ermenonville, 2 de julho de 1778), foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata genebrino. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.

Frase Famosa: "É sobretudo na solidão que se sente a vantagem de viver com alguém que saiba pensar..."
o homem é bom por natureza, mas o vírus o corrompe.

Aristóteles — Atenas, 322 a.C. um filósofo grego durante o período clássico Grécia antiga, fundador da escola peripatética e do Liceu, além de ter sido aluno de Platão e professor de Alexandre o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos como: a física, a matemática, as leis da poesia, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia, a linguística, a economia. e a .zoologia. Frase Famosa "O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz"...
o vírus está apenas cumprindo seu papel no Cosmos ao infectar corpos.

Sócrates, 496 a.C. - Atenas, 399 a.C. foi um filósofo ateniense do período classico da Grécia Antiga. Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental, é até hoje uma figura enigmática, conhecida principalmente através dos relatos em obras de escritores que viveram mais tarde, especialmente dois de seus alunos, Platão e Xenofonte.  Frase Famosa "Só sei que nada sei"...
a verdade sobre o vírus já está dentro de você. Tomara que o vírus não.


Agostinho de Hipona, conhecido universalmente como Santo Agostinho, foi um dos mais importantes teólogos e filósofos nos primeiros séculos do cristianismo, cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental. Ele era o bispo de Hipona, uma cidade na província romana da África. Escrevendo na era patrística, ele é amplamente considerado como sendo o mais importante dos Padres da Igreja no ocidente. Suas obras-primas são De Civitate Dei ("A Cidade de Deus") e "Confissões", ambas ainda muito estudadas atualmente. Frase Famosa: "A medida do amor é amar sem medida".
a medida de amar é amar longe


Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis (Assis, 1181 ou 1182 - 3.10.1226), foi um frade católico da Itália. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo. Com o hábito da pregação itinerante, quando os religiosos de seu tempo costumavam fixar-se em mosteiro, e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitando-se a vida de Cristo, desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo. Sua atitude foi original também quando afirmou a bondade e a maravilha da Criação num tempo em que o mundo era visto como essencialmente mau, quando se dedicou aos mais pobres dos pobres, e quando amou todas as criaturas chamando-as de irmãos. Alguns estudiosos afirmam que sua visão positiva da natureza e do homem, que impregnou a imaginação de toda a sociedade de sua época, foi uma das forças primeiras que levaram à formação da filosofia da Renascença. Frase Famosa: "Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível"...

onde houver vírus, que eu leve álcool gel.


Pitágoras de Samos:  c. 570 – c. 495 a.C. foi um filósofo e matemático grego jônico creditado como o fundador do movimento chamado Pitagorismo. A maioria das informações sobre Pitágoras foram escritas séculos depois que ele viveu, de modo que há pouca informação confiável sobre ele. Nasceu na ilha de Samos e viajou o Egito e Grécia, em 520 a.C. voltou a Samos. Cerca de 530 a.C., mudou-se para Crotona, na Magna Grécia. Frase Famosa: "Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos".
o vírus é a medida de todas as coisas.


Sigmund Schlomo Freud, Freiberg in Mähren, 06.05.1856, foi um médico neurologista e psiquiatra criador da psicanálise. Freud nasceu em uma família judaica, em Freiberg in Mähren, na época pertencente ao Império Austríaco (atualmente, a localidade é denominada Příbor, e pertence à República Checa). Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose no tratamento de pacientes com histeria, como forma de acesso aos seus conteúdos mentais. Ao observar a melhora dos pacientes tratados pelo médico francês Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da histeria era psicológica, e não orgânica. Essa hipótese serviu de base para outros conceitos desenvolvidos por Freud, como o do inconsciente. Frase Famosa: “Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro”.
O vírus dá plena vazão a suas pulsões reprodutivas porque não é reprimido sexualmente, na infância, pela civilização.


Hannah Arendt  (nascida Johanna Arendt; Linden, 14 de outubro de 1906, foi filósofa política alemã de origem judaica, uma das mais influentes do século XX, destacou-se como uma das pensadoras mais originais em filosofia política no século XX. Seus livros e artigos indicam um modo próprio de relacionar acontecimentos históricos com apontamentos filosóficos, enfatizando a questão da liberdade. Frase Famosa: "A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos"...
  para o vírus, matar é uma tarefa banal e cotidiana.

Martin Luther King Jr, Atlanta 15.01.1929, foi um pastor protestante batista e ativista-político estadunidense que se tornou a figura mais proeminente e líder do movimento  dos direitos civis nos Estados Unidos de 1955 até seu assassinato em 1968. King é amplamente conhecido pela luta dos direitos políticos através da não violência e desobidiencia civil, inspirado por suas crenças cristãs e o ativismo não violento de Mahatma Gandhi. Frase Famosa: “Eu tenho um sonho: que meus quatro filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, e sim por seu caráter.”
I have a virus.

Immanuel Kant, Konigsberg, 22.04.1724, foi um filósofo prussiano. Amplamente considerado como o principal filósofo da da era moderna, Kant operou, na epistomologia, uma síntese entre o racionalismo continental (de René Descartes, Baruch Espinosa e Gottfried Wilhelm Leibniz), onde impera a forma de raciocínio dedutivo, e a tradição empírica inglesa (de Devid Hume, John Locke ou George Berkleley).
duas coisas me enchem a alma de crescente admiração e respeito, quanto mais intensa e frequentemente o pensamento delas se ocupa: o céu estrelado lá fora e eu aqui dentro.

François-Marie Arouet, mais conhecido pelo pseudônimo Voltaire, París, 21.11.1694, foi um escritor, ensaista, deista, e filósofo iluminista francês.
Conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive inclusive liberdade religiosa e livre comércio, é uma dentre muitas figuras do Iluminismo cujas obras e ideias influenciaram pensadores importantes tanto da Revolução Francesa quanto da Americana. Escritor prolífico, Voltaire produziu cerca de 70 obras em quase todas as formas literárias, assinando peças de teatro, poemas, romances, ensaios, obras científicas e históricas, mais de 20 mil cartas e mais de 2 mil livros e panfletosFrase Famosa: “Os homens erram, os grandes homens confessam que erraram”.
se o vírus não existisse, seria preciso inventá-lo.

O vírus dá plena vazão a suas pulsões reprodutivas porque não é reprimido sexualmente, na infância, pela civilização.

Carl  Gustav Jung, Kesswil, na Turgóvia, Suíça, 26.07.1875, foi um psiquiatra epsicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos de personalidade extrovertida e introvertida arquétipo e inconsciente coletivo. Seu trabalho tem sido influente na psiquiatria, psicologia, ciência da religião, literatura e áreas afins.

o medo arquetípico do vírus é uma herança entregue a nós pelo inconsciente coletivo.



Ludwig Joseph Johann Wittgenstein, Viena 26.04.1889, foi um filósofo austríaco, naturalizado britânico. Foi um dos principais autores da virada, linguística na filosofia do século XX. Suas principais contribuições foram feitas nos campos da lógica, filosofia da linguagem, filosofia da matemática, e filosofia da mente. Muitos o consideram o filósofo mais importante do século passado
aquilo que não se pode contrair, não se pode transmitir.


Mikhail Mikhailovich Bakhtin, 17.11.1895 Oriol, Russia, foi um filósofo e pensador russo, teórico da cultura europeia e das artes. Bakhtin foi um verdadeiro pesquisador da linguagem humana, seus escritos, em uma variedade de assuntos, inspiraram trabalhos de estudiosos em um número de diferentes tradições (o marxismo a semiótica, estruturalismo, a crítica religiosa) e em disciplinas tão diversas como a crítica literária, história, filosofia, antropologia e psicologia. Embora Bakhtin fosse ativo nos debates sobre estética e literatura que tiveram lugar na União Soviética na década de 1920, sua posição de destaque não se tornou bem conhecida até que ele foi redescoberto por estudiosos russos na década de 1960. É criador de uma nova teoria sobre o romance europeu, incluindo o conceito de polifonia em uma obra literária. Frase Famosa: “Ser significa ser para o outro, E, através dele, para si”.
não há possibilidade de neutralidade, todo vírus é ideológico.


Eugen Bertholt Friedrich Brecht, Augsburg, 10.02.1898, foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia o Berliner Ensemble realizadas em Paris durante os anos 1954 e 1955. Frase Famosa: Infeliz a nação que precisa de heróis”

primeiro o vírus infectou os chineses, e você não disse nada, depois infectou os italianos, e você não disse nada, depois os espanhóis, e você não disse nada, agora o vírus te infectou, e você já não pode dizer nada.


Jacques Derrida, El Bia, Argélia, 15.07.1930, foi um filósofo franco-magrebino, que iniciou durante a década de 1960 a Descontração em filosofia. Esta "desconstrução", termo que cunhou, deverá aqui ser compreendido, tecnicamente, por um lado, à luz do que é conhecido como "intucionismo", "intuicionismo" e "construcionismo" no campo da metamatemática, na esteira da obra de Brouwer e depois Heyting, ao qual Derrida irá adicionar as devidas consequências dos teoremas da indecibilidade de Kurt Godell e, por outro, a um aprofundamento critico da obra de Husse, Heidegger e Levinas na ultrapassagem da metafisica tradicional que ele vai apresentar como sendo uma "metafisica da presença". Frase Famosa: "O que não pode ser dito acima de tudo não deve ser silenciado, mas escrito".
o objetivo de todo vírus deve ser a desconstrução do corpo infectado.

Zygmunt Bauman, nascido em 19.11.1925, Poznari, atual Poônia de uma família de judeus poloneses não praticantes, ele e seus familiares transferiram-se para a União Soviética após a invasão e anexação da Polônia (1939) por forças alemãs e soviéticas aliadas nos termos do Germâno-Soviético. De acordo com Bauman, nos tempos atuais, as relações entre os indivíduos nas sociedades tendem a ser menos frequentes e menos duradouras. Uma de suas frases poderia ser traduzida, na língua portuguesa, por "as relações escorrem pelo vão dos dedos". Segundo o seu conceito de "relações líquidas", formulado, por exemplo, em Amor Líquido, as relações amorosas deixam de ter aspecto de união e passam a ser mero acúmulo de experiências, e a insegurança seria parte estrutural da constituição do sujeito pós-moderno, conforme escreve em Medo Líquido. Bauman é frequentemente descrito como um pessimista, na sua crítica à pós-modernidade. De fato, enquanto os cientistas, poetas e artistas da mainstream empenham-se na exaltação das virtudes do capitalismo, ele se insere na contracorrente, procurando expor a face desumana do capital. Frase Famosa: "A vida é muito maior que a soma de seus momentos".
a maior evidência da sociedade líquida é sua dependência do álcool.


Vilém Flusser, Praga, 12 de maio de 1920,foi um filósofo Checo-brasileiro. Autodidata, durante a Segunda Guerra, fugindo do nazismo, mudou-se para o Brasil, estabelecendo-se em São Paulo, onde atuou por cerca de 20 anos como professor de filosofia, jornalista, conferencista e escritor. Suas obras foram traduzidas para diversos idiomas.Seu trabalho inicial foi marcado pela discussão do pensamento de Martin Heidegger e pela influência do existencialismo e da fenomenologia. A fenomenologia teria um papel importante na transição para a fase posterior de seu trabalho, na qual ele voltou sua atenção para a filosofia da comunicação e da produção artística. Ele contribuiu para a dicotomia da história: o período de adoração da imagem e o período de adoração do texto, cujos desvios resultaram na idolatria e na "textolatria". Flusser é um dos filósofos brasileiros mais estudados internacionalmente.  Frase Famosa: “Meu bem, você não entendeu nada”.
O dna do vírus não pode ser decodificado porque a escrita acabou.

Michel Foucault, Poitiers, 15.10.1926 foi um filósofo, historiador das ideias, teórico social, filólogo, crítico literário e professor da cátedra História dos Sistemas do Pensamento, no célebre Collège de France, de 1970 até 1984  Suas teorias abordam a relação entre poder e conhecimento e como eles são usados ​​como uma forma de controle social por meio de instituições sociais. Embora muitas vezes seja citado como um pós-estruturalista e pós-modernista, Foucault acabou rejeitando esses rótulos, preferindo classificar seu pensamento como uma história crítica da modernidade. Seu pensamento foi muito influente tanto para grupos acadêmicos, quanto para ativistas.
esses métodos que permitem o controle minucioso das operações do corpo são o que podemos chamar vírus.

Walter Benedix Schönflies Benjamin, Berlim, 15 de julho de 1892, foi um ensaísta, crítico literário, tradutor, filósofo e sociólogo judeu alemão. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica, foi fortemente inspirado tanto por autores marxistas, como Bertolt Brecht, como pelo místico judaico de Gershom Scholem. Entre as suas obras mais conhecidas, contam-se A Obra de Arte na Era da Sua Reprodutibilidade Técnica (1936), Teses Sobre o Conceito de História (1940) e a monumental e inacabada Paris, Capital do século XIX, enquanto A Tarefa do Tradutor constitui referência incontornável dos estudos literários. Frase Famosa: "A informação só tem valor no momento em que é nova".
a reprodutibilidade excessiva e sem freios do vírus traz como consequência a perda de sua aura de sacralidade.

Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir, mais conhecida como Simone de Beauvoir, París 09.01.1908, foi uma escritora, intelectual, filósofa, existencialista, ativista política, feminista e teórica social francesa. Embora não se considerasse uma filósofa, De Beauvoir teve uma influência significativa tanto no existencialismo feminista quanto na teoria feminista. Frase Famosa: "Querer ser livre é também querer livres os outros".
não se nasce infectado, torna-se infectado.

Jean-Paul Charles Aymard Sartre Paris 21.06.1905, foi filósofo, escritor, e crítico francês, conhecido como representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante, e apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e a sua obra. Repeliu as distinções e as funções problemáticas e, por estes motivos, se recusou a receber o Nobel da Literatura de 1964. Sua filosofia dizia que no caso humano (e só no caso humano) a existência precede a essência, pois o homem primeiro existe, depois se define, enquanto todas as outras coisas são o que são, sem se definir, e por isso sem ter uma "essência" que suceda à existência. Frase Famosa:  “Quando os ricos fazem a guerra, são sempre os pobres que morrem.”
nada a retificar, o inferno são os outros.

Karl Marx, Trévista, 05.05.1818, foi um filósofo, sociólogo, historiador, economista, jornalista e revolucionário socialista. Nascido na Prússia, mais tarde se tornou apátrida e passou grande parte de sua vida em Londres, no Reino Unido. A obra de Marx em economia estabeleceu a base para muito do entendimento atual sobre o trabalho e sua relação com o capital, além do pensamento econômico posterior. Publicou vários livros durante sua vida, sendo O Manifesto Comunista (1848) e O Capital (1867-1894) os mais proeminentes. Frase Famosa: "Até agora os filósofos ficam preocupados na interpretação do mundo de várias maneiras. O que importa é transformá-lo."
trabalhadores do mundo, separai-vos.

Judith Butler, Cleveland, 24.02.1956, é uma  filósofa pós-estruturalista estadunidense, uma das principais teóricas da questão contemporânea do feminismo, teoria querr, filosofia política e ética. Ela é professora do departamento de retórica e literatura comparada da Universidade da Califórnia em Berkeley (Maxine Elliot Professor). Desde 2006, Butler atua como Hannah Arendt, no cargo de Professora de Filosofia no European Graduate School (EGS), na SuiçaFrase Famosa: "Seja qual for a liberdade pela qual lutamos, deve ser uma liberdade baseada na igualdade".


OLAVO DE CARVALHO: o vírus é um idiota, eu sou um idiota. Na verdade, nem sei o que estou fazendo aqui nesta lista, nunca fui filósofo, só faço mapa astral.

CRISTO: amai-vos uns aos outros ficando longe uns dos outros.

PROVÉRBIO POPULAR: se o vírus não vai até a pessoa, a pessoa vai até o vírus.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60