Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 28 de junho de 2020

FELIX MENDONÇA E SUA TÁTICA POLITICO/ADMINISTRATIVA

Evandro J.S. Oliveira
Faleceu o ex-deputado federal Felix Mendonça, aos 92 anos nesta sexta-feira 26, em Salvador. Ele chegou a ser internado no Hospital Aliança e diagnosticado com coronavírus, estava recuperado da doença, mas teve uma infecção hospitalar e não resistiu.
Natural de Coração de Almeidão, Felix Mendonça foi prefeito da cidade de Itabuna entre os anos de 1963 e 1966, além de deputado estadual entre 1967 e 1971. Durante 28 anos (1983 a 2011), ele exerceu o cargo de deputado federal por sete mandatos.
Não é costume o Blog Santanópolis postar nota fúnebre de não Santanopolitanos, neste caso é que lembrei de um fato político bem interessante que tem como personagem central o político Felix Mendonça.
Felix, novo prefeito de Itabuna, Ba, inaugurou uma técnica política/administrativa que se tornou o marco da gerência durante todo o seu mandato. Nos fins de semana se deslocava a um determinado bairro, acompanhado do cabo eleitoral local o assessorando sobre o apelido ou causos havidos, encostava em um bar ou numa vendinha, cheio de gente simples abraçava um dava um tapinha nas costas de outro e começava um interrogatório:
- E aí gente, o que está faltando na região?
- Diziam, calçamento, água, transporte, escola... E ele habilmente direcionava: - Água, vou pedir ao governador, transporte estou fazendo uma licitação... até chegar no que ele queria, lembravam estrada, ele então redarguia – isto é uma coisa que estou vendo de muita necessidade, um absurdo ainda não terem providenciado. Dava um murro na mesa, tomava um trago e dizia – segunda-feira mesmo eu começo esta estrada, não tem nada de burocracia, vocês vão ver....
Na segunda-feira pela manhã chegava maquinas, muita gente, engenheiro, mestre de obra, topografo, os cambal...
Isto é que é homem não tem trololó, atende agente na tora viva Seu Felix...
Qual era a mágica, nas semanas anteriores já tinha planejado a estrada com tudo necessário para começar. Só ficava faltando o teatro!

Fico imaginando, se tivesse na época, celular; fazia de conta que estava dando ordens e alterava a voz frizando - é isto mesmo amanhã!😂😂  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60