Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sábado, 24 de agosto de 2019

PERFIL DE NEWTON DIAS FALCÃO

Newton Dias Falcão
Nasceu em Feira de Santana no dia 03 de junho de 1947. Filho de Newton da Costa Falcão, ex-prefeito de Feira de Santana e D. Maria de Lourdes Dias Falcão.
Estudou com as professoras: Carolina, "Niá" Guimarães, Elza Macedo e Cibele Almeida, que eram além de referências como mestras, de escolas públicas, faziam parte da amizade de seus familiares.
Aos dez anos, foi estudar em Salvador no Colégio Marista, para se submeter ao Exame de Admissão. Quando estava na 2- série ginasial retorna à Feira de Santana e continua os estudos no Colégio Santanópolis. Mais uma vez retorna a Salvador para fazer o Cientifico, preparando-se para o vestibular, nos Maristas, em regime de internato.
Passa no vestibular de Medicina, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, concluindo na turma de 1974. Fez os cursos de Especialização e Mestrado em Oftalmologia no Hospital São Geraldo, em Belo Horizonte, sob a orientação do Dr. Hilton Rocha.
Logo que concluiu o curso, veio para Feira de Santana e montou um consultório particular, "Clínica e Cirurgia dos Olhos Newton Falcão".
Sentindo-se isolado no consultório, resolveu se associar a entidades médicas: Cooperativa da Unimed, em que exerce a função de Auditor Médico; Associação Bahiana de Medicina, presidente; Sindicato dos Médicos, delegado; Unidade Polivalente de Saúde, antigo Posto de Puericultura e Higiene, diretor, onde montou um consultório de Oftalmologia, para atender às pessoas carentes.
Casou-se em 02 de setembro de 1978 com a Sra. Hildete Araújo e Falcão, com a qual teve três filhos: Newton Dias Falcão Filho, (corretor de imóveis); Lorena Araújo e Falcão (advogada) e Thaiza Araújo e Falcão (acadêmica de Medicina).
Cursou a ADESG (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) em 1986.
Possui um acervo bibliográfico muito grande, nas horas vagas se delicia na leitura. Sua vida se resume na família, no cursilho de Cristandade, na Cooperativa Unimed, no consultório e na fazenda.
Das experiências como profissional que mais lhe realiza é ter salvo muitas vistas com úlcera micótica de córnea, que no início do tratamento tem tido muito sucesso.

Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de “Anjos de cabeceiras”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60