Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 10 de maio de 2019

PORQUE O POLÍTICO NÃO GOSTA DE INVESTIR EM EDUCAÇÃO!

Evandro J.S. Oliveira

         Em todas as campanhas políticas, os candidatos priorizam educação e saúde. Passado o pleito os eleitos colocam estas questões como os últimos objetivos, e quando investem neste campo, ainda priorizam, não os mais eficientes e sim os mais visuais para o eleitor valorar:
         No caso da saúde, a prioridade seria a demanda sanitária, principalmente água e esgoto, esgoto nem se fala, quando da instalação provoca mil distúrbios e quando fica pronto, ninguém vê.
         Os governos até constroem bem, hospitais, escolas, equipamentos... até computadores, que não têm nenhuma utilidade, em sala de aula. Manutenção que é bom é da pior espécie.
         O que é prioridade em educação? O educador, este terá que ser bem pago, para não precisar dar aulas em vários escolas em até três turnos, sem tempo para ler, para se atualizar, planejar, reunir-se com  os colegas e coordenadores pedagógicos, sem precisar fazer greve paralisando o ano letivo na tentativa de conseguir uma merreca de aumento, poder comprar equipamentos eletrônicos atualizados, informatizado em novos aplicativos, ai sim planejar suas aulas inclusive usando informática, dos alunos, da escola. Tem que estar equiparado ao alunado no conhecimento das novidades da informática.
As escolas do século XXI terão que fazer um feedback, reciclar todo o sistema, priorizar o uso dos equipamentos modernos. Não é simplesmente botando uns computadores em sala e não tendo quem saiba usá-los; exemplo: como funcionam os aplicativos de textos, correção, cópias, preenchimento automático, inserção, designer do texto, conversão de imagem em OCR..., de planilhas, fórmulas, cálculos automáticos, diferença de pastas e de planilhas... os aplicativos (básico); e principalmente ensinar a pesquisar. Aí sim vamos usar computadores, celulares, iPad’s, data show, impressoras... como armas para educar.
Mas o que vemos, o Governo Federal, com a desculpa de contingenciamento, no lugar de investimento resolve retirar os parcos recursos que eram destinados às Universidades. O Estado da Bahia tem um quinquênio de arrocho salarial, e reduzindo os incentivos de carreira, para Doutorado e pós-Doutorado. O Governo Municipal, quando a UFRB veio para Feira de Santana construir um campus, era um investimento em que o Governo Federal construiria e manteria a Universidade, o Governo Estadual daria a infraestrutura adequada, acesso, energia, água... e o Município daria o terreno. O governo Municipal nunca moveu um dedo, foi preciso o “Pensar Feira”, uma instituição da sociedade local se movimentar para conseguir doação de um terreno, pois pasmem, depois de conseguido, a UFRB não conseguiu que a Prefeitura cercasse a área com arame...
Mas a resposta à interrogação do título é.
UM PROJETO EDUCACIONAL, MUITO BOM, COM RECURSO, SE FOR EFETIVO, DARÁ RESULTADO DEPOIS DE TRÊS DÉCADAS.
UMA DAS MAIORES OBRAS DA MEDICINA NO BRASIL, A ERRADICAÇÃO DA POLIOMELITE. Não rendeu voto para nenhum político.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60