Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

GRANDES EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS DO PASSADO EM FEIRA DE SANTANA



        O primeiro grande empreendimento imobiliário de Feira de Santana foi a criação do hoje bairro da Kalilândia no fim da década de 40. Dr. Elias Kalile, descendente de árabe, foi um empreendedor visionário e altamente corajoso. Criou um bairro muito distante do centro da cidade, para se ter uma ideia, tinha até uma linha de marinetes (ônibus), com quatro horários, 7h. do bairro para o centro, 12:30h., retorno do centro para o bairro, repetindo o trajeto das 14h. às 18h.
        Na minha cabeça de menino era mais um distrito da sede de Feira de Santana. Nós garotos nos divertíamos indo de bicicleta para jogar sinuca, como chamávamos snooker, proibido para menores, na Kalilândia, onde o agente do Juizado de Menores – existia esta figura em todos os lugares que eram proibidos para menores, cinema, bares, prostíbulos etc. - não ia lá fiscalizar.
        Outro empreendimento imobiliário de porte no passado, início da década de 50, foi a construção de dezenas de casas padronizadas, nas margens do centro, Avenidas Castro Alves, Barão do Rio Branco e as Transversais, Boticário Moncorvo, Domingos Barbosa Araújo e Dr. Sabino Silva.
        O empreendedor foi Coriolando Carvalho, projeto do Engenheiro José Joaquim Lopes de Brito. Na época não existia construção de casa para vender, foi um empreendimento arrojado.
        O mais interessante é que Seu Coriolando, rotariano fervoroso, exigiu de Brito a colocação do símbolo do Rotary, a roda dentada, em todas as fachadas. Hoje estas casas foram transformadas, mas uma relíquia foi preservada no original (foto ao Lado).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60