Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 21 de outubro de 2018

PERFIL DE EDUARDO CELSO DALTRO COELHO


Nasceu em Feira de Santana, Bahia, no dia 14 de junho de 1947, filho de Antônio Torres Coelho, bancário “in memoriam” e da Prof.ª Maria Amália Martins Daltro Coelho, tendo como irmãos; Antônio Carlos Daltro Coelho (Político) e José Alberto Daltro Coelho (Advogado).
        Estudou durante a infância (1º Grau) no Colégio Santanópolis, em Feira de Santana.
        Como todo menino, pretendia ser jogador de futebol, que era sua brincadeira favorita.
Aos 15 anos mudou-se para a capital, onde terminou os estudos do Ensino Médio no Colégio Central da Bahia. No último ano do Ensino Médio, trabalhou como bancário e também foi proprietário de um táxi. Estava em dúvida em cursar Engenharia ou Medicina. Terminou optando pela carreira de médico, sendo aprovado no vestibular da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, graduando-se no ano de 1973.
        Desde do primeiro ano de faculdade, optou pela Neurocirurgia, área que veria ser a se especializar e que foi apaixonado até o fim da vida.
        Realizou Residência Médica em Neurocirurgia na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre/RS – Pavilhão São José, no período de 1973 a 1977. Em seguida, defendeu tese com o Título de Doutor em Neurologia e Neurocirurgia.
        Foi aluno e amigo dos mais renomados professores de Neurocirurgia da época, podendo citar entre eles: Dr. Eliseu Paglioly, Dr. Nelson Pires Ferreira, Dr. Jaime Martins Vianna, Dr. Carlos Lopes Bastos, Dr. Cezar Vaz de Carvalho, entre outros.
        Possuía Título de Especialista em Neurocirurgia, pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e Academia Brasileira de Neurocirurgia.
        Radicado em Salvador, com 41 anos de profissão, Dr. Eduardo tinha consultório no Centro Médico do Canela. Trabalhou nos principais hospitais da capital baiana, entre eles: Hospital Aliança, Hospital Português, Hospital Espanhol (o qual foi coordenador do Serviço de Neurocirurgia por 27 anos) e Hospital da Bahia.
        Do primeiro casamento teve os filhos: Cristiano Daltro Coelho, Radiologista e Ticiana Daltro Coelho, Técnica em Enfermagem.
        Casou-se segundas núpcias com a Sra. Ângela Follador Coelho (Enfermeira), que o acompanhou 26 anos até seu falecimento, tendo como fruto desta união 03 (três) filhos: Fábio Follador Coelho (Advogado), seu irmão gêmeo Ricardo Follador Coelho (Jornalista) e o caçula Rafael Follador Coelho (acadêmico de Medicina Veterinária).
        Faleceu no dia 28 de fevereiro de 2014, aos 66 anos, vítima de um Câncer de Pulmão, sendo que seu corpo foi cremado, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, Bahia. 
Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de “Anjos de cabeceiras”.



3 comentários:

  1. Foi meu colega no Ginásio Santanopolis. Anos depois fez minha cirurgia em 2013 de protusões discais no Hospital Salvador. Infelizmente não deu certo o tipo de cirurgia que me indicou. NUCLEOTOME. Essa cirurgia na época era tida como esperimental . Era através de sucção e menos incasiva que a outra que ele estava acostumado a realizar Entrei no Hospital andando e saí de cadeira de rodas. Até hoje sofro com as sequelas, mas estou viva. Acredito que foi uma fatalidade . Antes dele adoecer tivemos uma conversa séria e ele me deu a notícia que estava de câncer. Ele como médico sabia que iria morrer e eu ira sobreviver . Choramos juntos no seu consultório. Me despedi dele ali mesmo e seis meses depois soube que o.mesmo havia morrido. Nas minhas orações sempre peço a Deus por seu espírito.

    ResponderExcluir

Filme do Santanopolis dos anos 60