Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

AEROCLUBE DE FEIRA DE SANTANA

Evandro J.S. Oliveira

Precedido de uma série e eventos importantes, a partir da criação do Ministério da Aeronáutica, pelo presidente Getúlio Vargas e a decisiva participação do jornalista Assis Chateaubriand ao lado do interventor federal na Bahia, Landulpho Alves, o primeiro campo de pouso de Feira de Santana foi inaugurado em 27 de outubro de 1942, pelo prefeito Heráclito Dias de Carvalho e várias outras autoridades. O denominado “campo de aviação” ficava localizado no atual bairro George Américo, em uma ampla área que havia sido adquirida em 1936 pelo mesmo prefeito. Vale lembrar que até 1930 no país todo só havia 31 campos de pouso, quatro companhias aéreas e 27 pilotos mercantes.
Foto do arquivo Maria Odete Brito de Almeida
Em 1940, portanto 10 anos depois já eram 3 l 2 campos de pouso, nove linhas aéreas e 160 pilotos mercantes. No início do governo de Getúlio Vargas havia no Brasil dois aeroclubes, mas em 1940 o número foi ampliado para 71. Os Diários Associados tiveram importante papel no crescimento do setor com matérias publicadas e o jornalista Assis Chateaubriand, presidente da mais importante rede de jornais, rádio e tevê que o Brasil já conheceu foi um grande incentivador. Foi ele que telegrafou ao interventor Landulpho Alves pedindo a criação do Aéreo Clube de Feira de Santana. Em abril de 1941 o interventor comunicou ao prefeito Heráclito Dias de Carvalho tendo início uma série de ações para levar a ideia à frente.
Foi composta uma comissão constituída pelo prefeito e mais os senhores: Áureo de Oliveira Filho, Humberto de Alencar, Dival Pitombo, Edgar Vasconcelos. Oscar Marques, Gerson Rocha, Joselito Amorim, Isaias Mendes e José Brito encarregada da fundação do aeroclube que, de imediato, publicou nota no jornal FOLHA DO NORTE em 12 de abril de 1941, convocado a comunidade a participar da eleição da diretoria o que viria a ocorrer no dia seguinte 13 de abril na Prefeitura Municipal. O professor Áureo de Oliveira Filho foi eleito presidente da comissão. Foram aclamados como sócios honorários: Getúlio Vargas, Landulpho Alves, Heráclito Dias de Carvalho e como sócio benemérito Assis Chateaubriand.  
Sobre o mesmo assunto: https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=1720853633431667537#editor/target=post;postID=8300617859440098168;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=59;src=link
O hangar do campo de pouso foi construído logo após a visita de um técnico do Departamento de Aeronáutica Civil (no atual bairro George Américo) contando com a colaboração da comunidade. O prefeito doou dez contos de reis e o interventor Landulpho Alves doou igual importância. No ginásio Santanópolis foram instalados, de forma provisória, curso de pilotagem mecânica e rádio telegrafia. O Banco do Brasil doou um avião que estava no aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro, sendo batizado de “Visconde do Rio Branco”.
A inauguração do campo de aviação de Feira de Santana aconteceu em meio a grande festa no dia 27 de outubro de 1942, com muitas delegações visitantes como excursionistas de São Gonçalo dos Campos e Paraguaçu, o TG 499 e Filarmônica Sanfelixta (ambos de São Félix), além de alunos da Escola Profissional de Cachoeira. O hangar, com capacidade para seis aviões, foi projetado pelo engenheiro José Lopes de Brito. Às 9 hs.30minutos do dia 27 de outubro de 1942 sobrevoava a cidade o primeiro avião do Aeroclube de Feira, pilotado por Valter Batista Armando Arruda.
Às 11 horas chegavam os aviões da Companhia de Aviação de Salvador, vivendo a cidade momentos de grande emoção. Foram estes os aviões; “Francisco Glicério” pilotado por Carmilton Paternostro Guimarães e co-piloto Helena Pimentel; “Afonso Arinos” piloto Alfredo Santos Souza; “Paulo Cintra Leite” piloto Alberto Gonçalves, todos do Piper Club e ainda “Manoel da Nóbrega” pilotado por Taylorcraft e o “Muniz” pilotado por Oswaldo Carvalho. Veio também “Visconde do Rio Branco” doado ao Aeroclube de Feira de Santana. Na inauguração do hangar falaram o prefeito Heráclito Dias de Carvalho e o jornalista e piloto civil Assis Chateaubriand, entre outras autoridades.
Carteira de Brevê , de José Torres Ferreira
 de aviador equivalente a CNH de motorista
O Aeroclube abriu inscrições para formação de aviadores com 143 alunos. Em setembro de 1943 eram considerados habilitados para aviação os dois primeiros pilotos: José Torres Ferreira e Homero Falcão de Carvalho. Na década de 80 o primeiro capo de aviação de Feira de Santana foi desativado para a construção atual aeroporto que tem pouco uso. A área do antigo campo foi invadida por pessoas da comunidade sob o comando de George Américo, ali surgido o hoje populoso bairro George Américo.

A santanopolitana Niceia Ferreira, mandou esta matéria publicada no jornal FOLHA DO NORTE de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60